Abrigo de idosos de Picos realiza campanha para arrecadar fraldas

Abrigo de idosos de Picos realiza campanha para arrecadar fraldas

Idosa mais velha da casa completará 103 anos em abril

A diretoria do abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho está realizando nova campanha de arrecadação de fraldas geriátricas descartáveis e produtos de higiene e limpeza pessoais destinados aos idosos.

A casa também pede ajuda à população para a aquisição de duas camas, dois colchões e dois extintores de incêndio.

O lar para pessoas na terceira idade conta atualmente com vinte idosos, sete deles acamados e dependendo de funcionários para toda e qualquer ação. As despesas são altas. Segundo a diretoria, apenas com remédios, o gasto mensal figura entre mil e oitocentos e dois mil reais, fora as despesas básicas para manutenção do abrigo e cuidado com os anciãos.

O dinheiro para custear esse trabalho e proporcionar aos moradores do lar maior conforto e uma vida digna, vem da aposentadoria dos idosos. O problema é que muitos deles possuem empréstimos bancários que diminuem o valor do benefício do INSS, com isso a saúde financeira do abrigo é mensalmente comprometida.

Dificuldades

O Joaquim Monteiro de Carvalho sobrevive ainda através de doações da população, empresários e também de parceria com o Juizado Especial de Pequenas Causas. A diretoria busca o apoio e maior comprometimento por parte da população de Picos, para que a casa mantenha as portas abertas com tranquilidade.

?Nossos idosos são muito debilitados, doentes, alguns acamados, e que precisam ser acompanhados pessoalmente, com comida dada na boca, troca de fraldas, banho. Eles precisam de muita atenção e de muitos cuidados?, ressalta Socorro Fortaleza, presidente do abrigo.

Necessidades Especiais

Apesar da debilidade dos idosos ? a mais velha completará 103 anos em abril ? o único profissional de saúde que atende os moradores da casa é uma fisioterapeuta cedida pela secretaria municipal de Saúde. Socorro Fortaleza diz já ter solicitado da secretária Ana Eulálio também o apoio de assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e de um médico que acompanhe a saúde dos anciãos.

De acordo com ela, os idosos estão há mais de três meses sem receber a visita de um médico.

Campanha e Doações

Os interessados em colaborar com a campanha de arrecadação de fraldas geriátricas e produtos de limpeza e higiene pessoal podem entregar as doações na sede do abrigo, na Avenida Senador Helvídio Nunes de Barros; na Cáritas Diocesana de Picos, ao lado da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios; e ainda através de depósito bancário na conta da instituição no Banco do Brasil, agência 0254-2, Conta Corrente 2011-7.

Fonte: Riachãonet



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES