Jaicós tres irmão são condenados por assassinato ocorrido em Itainopólis.

Jaicós tres irmão são condenados por assassinato ocorrido em Itainopólis.

juiz lendo a sentença | Foto divulgada

Juiz concedeu aos condenados o direito de recorrerem da decisão em liberdade

Postado:Leila Fernanda

O Tribunal Popular do Júri julgou nesta terça-feira (26), na sala de audiências do Fórum da Comarca de Jaicós, os irmãos Eduardo Ribeiro Filho, vulgo ?Eduardinho?, Manoel Ribeiro da Silva, vulgo ?Tuta?, e Raimundo Ribeiro da Silva, acusados de assassinato ocorrido na localidade Saco, zona rural do município de Itainópolis, em julho de 1999.

O julgamento durou mais de 9 horas. Nos debates, a representante do Ministério Público, Dra. Ednólia Evangelista, e o assistente de acusação, o advogado Luiz Bezerra, pediram a condenação dos acusados por homicídio duplamente qualificado, reafirmando as teses do motivo fútil e da utilização de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima, como também do concurso de agentes.

Foto:Cidade na net

A defesa técnica do advogado Manoel Almondes, por sua vez, na mesma linha da defesa pessoal dos acusados, sustentou a tese da negativa de autoria e falta de provas, pedindo, ao final, a absolvição dos réus.

Os três réus foram condenados e o Conselho de Sentença reconheceu o motivo fútil como agravante para os três réus. Eduardo Ribeiro Filho e Manoel Ribeiro da Silva foram condenados a 16 anos de reclusão. O terceiro irmão, Raimundo Ribeiro da Silva, apontado como o mentor intelectual da ação que resultou na morte da vítima, Cinésio Antônio de Sousa, foi condenado a pena em 15 anos e 8 meses de reclusão.

Diante da inexistência de motivos que ensejem a necessidade da prisão cautelar, o juiz presidente do Tribunal, Dr. Franco Morette Felício Azevedo, concedeu aos condenados o direito de recorrerem da decisão em liberdade.

O advogado de defesa informou que vai recorrer da decisão. Foi uma decisão, que ao meu ver, não condiz com as provas dos autos. ?Foi uma decisão lacônica, vazia, e que a defesa não suporta e irá recorrer a uma instância superior para tentar corrigir algum erro que porventura a corte maior possa reconhecer?, disse Almondes.

O crime

O crime ocorreu no município de Itainópolis no ano de 1999. Encerrada a instrução criminal, os acusados foram pronunciados em 31 de maio de 2005 pelo crime constante da denúncia do Ministério Público. Submetidos a julgamento do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Itainópolis, todos foram condenados, mas, em sede de recurso de apelação, a decisão foi anulada por vícios na série de quesitos formulados para votação.

Designada nova data para o julgamento em plenário, o processo foi suspenso em razão da apresentação do pedido de desaforamento. O crime tomou grande repercussão na cidade e os réus foram denunciados de que estariam tentando influenciar a decisão dos jurados convocados pela Justiça. Pedido foi deferido pelo juiz e julgado na Comarca de Jaicós.

Fonte:Paula Monize



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES