Veiculos com som automotivo serão apreendidos.

Veiculos com som automotivo serão apreendidos.

som automotivo | Foto ilustrativa

Termo de Cooperação foi assinado por vários órgãos

Postado:Leila Fernanda

Os veículos com som automotivo, que violarem a lei municipal nº 3.508/2006, popularmente conhecida como a Lei do Silêncio, ou o Código Brasileiro de Trânsito, serão apreendidos pela Delegacia do Silêncio e levados ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A ação é resultado do Termo de Cooperação assinado pela Corregedoria Geral de Justiça do Piauí (CGJ-TJ), Detran, Secretaria Estadual de Segurança Pública e a própria Delegacia.

Antes apenas o aparelho automotivo era apreendido, sendo o automóvel liberado, no mesmo momento ao proprietário. Agora, todo o veículo com a aparelhagem será recolhido. O corregedor, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho, comentou que o carro poderá ser recuperado apenas com determinação judicial, pagamento de multa e respeitando a legislação. No caso, respeitar as normas, seria, segundo o diretor geral do Detran, Antônio Vasconcelos, retirar todo o equipamento de som, mantendo apenas os hertz (Hz) permitidos.

Foto:ilustração

Essa medida tem como base a infringência do artigo 229, do Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre a ?usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público?, e o artigo 42, inciso III da Lei das Contravenções Penais e art.54 da Lei nº 9.605/98 (Lei do Meio Ambiente). Além da lei municipal.

O Corregedor Paes Landim alertou que o acordo não envolve a transferência de recursos e, as ações dele resultantes, que implicarem transferência ou cessão de recursos, serão viabilizadas por meio de instrumento apropriado.

Desde o início do ano, o Delegado Evaldo Farias, da Delegacia do Silêncio, informou que 149 sons foram apreendidos. Desses, apenas quatro foram recuperados. Farias também comentou que os órgãos estão cumprindo a lei. Por isso, se houver uma nova legislação, que determine um espaço específico para a legalização do uso de som automotivo, poderá não haver apreensão no local indicado.

?Eu não sou contra a legalização de um espaço desde que ele tenha acústica, e não atrapalhe o ambiente. As leis existem para serem cumpridas e o delegado cumpre leis. Se o uso desse som acontecer em uma área isolada, sem a presença de vizinhos, mesmo assim perturbará o meio ambiente porque o som poderá espantar a fauna do local. Os animais, o passarinho, por exemplo, poderá sair do seu habitat natural em decorrência do hobby alheio.?, declarou o Delegado Farias.

A Associação Piauiense dos Amantes de Som Automotivo (Api Som) informou que irá se reunir com a categoria na próxima semana a fim de debater o assunto. ?Ficamos sabendo disso agora (ontem, às 13h13). Tudo o que queremos é um ambiente para que possamos praticar o nosso hobby?, comentou o presidente da Api Som, Rinaldo Gomes.

A legalização de um espaço próprio já foi tema de audiência pública, na Câmara Municipal, no dia 22 de outubro deste ano. Na oportunidade, ficou encaminhado que haveria a discussão sobre a definição e regulamentação de um local para a prática do uso de paredões na capital e a realização de uma reunião entre Ministério Público, Policia Civil, Polícia Militar e representante da APISOM. Segundo o presidente da Api Som, a reunião marcada foi cancelada. No entanto, Rinaldo Gomes afirmou que aguarda definição de um local pela Prefeitura de Teresina para regulamentar a prática.

Fonte:Paula Monize



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES