OAB-PI solicita afastamento de policiais de Pio IX

OAB-PI solicita afastamento de policiais de Pio IX

Advogados e comando geral PM-PI | Site OABPI

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, protocolou na manhã desta terça-feira (24), junto ao Comando Geral da Polícia Militar, uma representação funcional e outra criminal contra dois policiais do município de Pio IX. As representações se devem ao fato de os policiais impedirem de forma agressiva a entrada de um advogado no Posto Policial. O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, e representantes da Comissão de Defesa das Prerrogativas estiveram no Comando Geral da PM para tratar sobre o assunto com o Comandante Gerardo Rebelo Filho.

O advogado Paulo Ricardo Alencar relatou que, no último dia 15, foi constituído por um cidadão que teve o carro apreendido durante a madrugada e, ao dirigir-se ao Posto Policial da cidade, foi impedido de entrar pelos policiais do plantão. Ainda segundo ele, os policiais o ameaçaram de prisão caso adentrasse ao Posto.

O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Polícia Militar, mas afirmou que atitudes como as dos policiais devem ser corrigidas para o bom andamento da justiça. ?Respeitamos e admiramos a Polícia Militar, mas infelizmente temos problemas pontuais a serem resolvidos. O estatuto da advocacia é lei, e não pode ser violado. Ferir as prerrogativas do advogado é o mesmo que ferir os direitos do cidadão?, disse Guimarães.

O Comandante Rebelo recebeu as representações e ordenou o afastamento imediato dos policiais da cidade de Pio IX até que a Corregedoria da PM investigue o caso. ?Vamos tomar todas as providências para que isso não torne a acontecer. Não é essa a postura de nossa instituição. Vamos apurar com rigor e afastar os policiais do Posto em que estão para que não haja nenhum constrangimento aos envolvidos?, afirmou o Comandante.

Segundo o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PI, Antonio Sarmento, ressaltou a importância do trabalho dos advogados para a sociedade. ?Temos que entender que o advogado é um cidadão tecnicamente preparado para resguardar os direitos de outro cidadão. Portanto, nós agradecemos o empenho da PM em nos receber e apresentar a boa vontade em solucionar o problema?, concluiu.

Na ocasião, registrou-se a presença dos seguintes membros da OAB-PI: Conselheiro Federal Sigifroi Moreno Filho; o assessor jurídico Danilo Rocha ; a advogada das prerrogativas Adélia Dantas; o vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Luiz Cordeiro; o presidente da Comissão de Combate à Corrupção e Impunidade, José Maria e os advogados Ricardo Wilton, Marcos Moraes e Francisco Fernandes.

Fonte: Site OAB-PI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES