Delegado que atuava em São Raimundo Nonato é transferido

Delegado que atuava em São Raimundo Nonato é transferido

Delegado que atuava em São Raimundo Nonato é transferido | SRN

O delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, James Guerra, transferiu o delegado Leonardo Barreto, que atuava na cidade de São Raimundo Nonato. Barreto, durante o tempo em que esteve em São Raimundo, fora contestado por advogados da região, que fizeram denúncias junto a OAB-PI questionando as vultosas fianças arbitradas pelo delegado, práticas estas que inviabilizavam a soltura dos detidos.

No mês de fevereiro, o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho, esteve em São Raimundo a fim de apurar denúncias feitas à Comissão de Prerrogativas dos Advogados da subseção daquele município. Numa das denúncias, o advogado Pedro Ribeiro Mendes relata que, na segunda de carnaval, foi preso e algemado por policiais militares, colocado na caçamba de uma caminhonete e exposto na principal avenida da cidade, sendo posteriormente detido no Distrito Policial.

?Mesmo me identificando como advogado, eles (os PMs) me algemaram, me colocaram na caçamba da viatura e ficaram subindo e descendo as avenidas da cidade. Também fui várias vezes xingado pelos policiais?, relatou Pedro, à época do episódio.

Na viagem a São Raimundo, Sigifroi Moreno procurou o capitão J. Soares, no 11º Batalhão da PM, que não estava na cidade. Em seguida, conversou com Leonardo Barreto e ouviu a versão da Polícia Civil sobre o caso. Após o episódio, a OAB-PI formalizou representação às corregedorias da PM e da Policia Civil.

De acordo com o presidente da Subsecção de São Raimundo Nonato, Pedro de Alcântara Ribeiro, a transferência do delegado trouxe um sentimento de alívio para os advogados da região e para a sociedade. ?A intervenção da OAB-PI foi de extrema importância para nós, pois vimos serem respeitadas as prerrogativas dos advogados. Os cidadãos também ganham com isso, uma vez que era recorrente a denúncia de cobranças de fianças de forma arbitrária?, pontuou Pedro.

Com informações da Ascom da OAB



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES