Serra da Capivara comemora aniversário com turismo em baixa

Serra da Capivara comemora aniversário com turismo em baixa

Serra da Capivara comemora aniversário com turismo em baixa | SRN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia em que o Parque Nacional Serra da Capivara - considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco - completa 33 anos de sua criação, ocorrida no dia 5 de junho de 1979, a unidade de conservação federal, considerada a mais importante do Brasil na área da pré-história, não tem muito o que comemorar. Com o fluxo turístico em baixa devido às dificuldades de transporte para se chegar ao município de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), o parque enfrenta problemas financeiros que afetam sua integridade natural.

Segundo os cientistas da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), entidade que gerencia o parque nacional através de um convênio de có-gestão com o ICMbio, faltam recursos para manter toda uma infraestrutura de primeira linha implantada na região nos últimos anos. A paralisação das obras do chamado Aeroporto Internacional Serra da Capivara é o ponto principal dessas dificuldades, já que impede a chegada de novos visitantes, principalmente de turistas do exterior.

Para a pesquisadora Niéde Guidon a não conclusão do aeroporto, por exemplo, vai impedir que o Parque Nacional Serra da Capivara faça parte de uma série de eventos que a Unesco vai realizar para comemorar a declaração dos títulos de patrimônios naturais e culturais pelo mundo afora. Na última semana a cientista fez um apelo ao Ministério Público para que proceda uma investigação isenta sobre todos os recursos já destinados a essa obra que até agora não foi finalizada.

Fonte: Ascom Parque Serra da Capivara



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES