A Redução da Maioridade Penal para 16 anos: uma Solução ou Não?

A Redução da Maioridade Penal para 16 anos: uma Solução ou Não?

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A redução da maioridade penal para 16 anos como solução para diminuir os elevados índices de atos infracionários e a punibilidade de tais atos é algo sério que precisa de uma maior atenção tanto das autoridades como da população. Não adianta dizer que a solução está na redução da maioridade penal para 16 anos. É preciso saber que o menor infrator sofre algum tipo de violência: física, psicológica, seja, através da desestruturação familiar, social, moral, dos novos conceitos de família, em que as crianças e os adolescentes se tornam presas fáceis nas mãos de criminosos que as utilizam.

Várias pessoas admitem que se um jovem de 16 anos pode votar, também poderá assumir perante as leis a prática dos seus maus atos. No entanto, se pensarmos que a solução está na redução da maioridade penal e na punibilidade do menor com leis rígidas; que tipo de sociedade estaremos pretendendo futuramente? Se os atos infracionários cometidos por menores evoluem com freqüência entre pessoas cada vez com menos idade; aonde a maioridade chegará num futuro bem próximo? Hoje há uma reivindicação para que ela ocorra aos 16 anos, futuramente, com a evolução da criminalidade envolvendo a criança e o adolescente, poderá essa reivindicação chegar a 13, 12, 8 anos... E aí, estaremos preparados para o quadro de tantas mudanças?

A falta de estrutura familiar, as questões sociais, a má distribuição de renda, e os baixos índices de escolaridade são exemplos de desequilíbrios negativos que têm quase sempre a evolução para o submundo das drogas, da prostituição e da criminalidade. E, na questão do menor infrator devem-se repensar esses assuntos procurando soluções que retire os jovens da ociosidade que enfrentam quando se defrontam com sua realidade de miséria e carência. Além do mais, outro fator que deve ser observado é que o sistema penal em nosso país apresenta várias falhas; a lei existe, mas várias vezes não é exercida em decorrência do próprio sistema penal e penitenciário; somos então confrontados com a difícil realidade, e perguntamos se a redução da maioridade penal para 16 anos trará resultados positivos para nossa sociedade ou para o futuro desses menores quando se deparam com uma prisão com presos de todos os tipos?

Portanto, é necessário o desenvolvimento de políticas públicas que contribuam para inserir a criança, e o adolescente em projetos sociais; ampliando também a visão de família, já que várias famílias estão repassando um dever que é delas para as instituições. É essencial que haja a redução das desigualdades sociais, através da educação que inclua o menor abandonado e infrator no desenvolvimento da vida cidadã.

Por: ERNANI MARTINS DE SOUSA SOARES, formado em Licenciatura Plena em Pedagogia com Hab. em Docência e Gestão Escolar e aluno do curso de BACHARELADO EM DIREITO da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ ? UESPI, PICOS ? PI e Conselheiro Tutelar de Valença do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES