Piauí deverá vacinar mais de 90 mil meninas contra HPV.

Piauí deverá vacinar mais de 90 mil meninas contra HPV.

Para a Coordenadora da 7ª Gerencia Regional de Saúde de Valença do Piauí, Fátima Coelho, que participa da capacitação, o encontro é bastante proveitoso porque possibilita aos municípios um melhor diálogo entre os gestores e os técnicos da Sesapi. | Sesapi

A campanha de vacinação contra o câncer de colo do útero no Piauí deverá imunizar cerca de 97 mil meninas entre 11 e 13 anos de idade contra o HPV. A meta do Estado é vacinar ao menos 80% do público-alvo. As doses da vacina destinadas ao Piauí já estão em Teresina e devem ser repassadas aos municípios. A vacina contra o HPV passa a integrar o calendário de vacinação a partir de 10 de março. A estratégia para que a cobertura vacinal atinja o maior numero de meninas está sendo repassada durante toda esta quarta-feira (26), com uma capacitação voltada para os secretários municipais de Saúde. A reunião foi realizada no Cine Teatro da Assembleia Legislativa e contou com palestras e informações sobre o combate do sarampo, cujo número de casos no vizinho Estado do Ceará é alto.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Doralice Lopes, responsável pela capacitação, a vacinação deverá ser feita nas escolas públicas e privadas, como também estará disponível nos postos de saúde. ?O ciclo de vacinação está dividido em três etapas, sendo que neste primeiro momento a primeira dose acontecerá em março, nas escolas, e também nas unidades de saúde. A segunda dose será feita seis meses depois e a terceira dose será aplicada depois de cinco anos, contados da primeira dose?, explicou. Para completar o ciclo de vacinação, cada adolescente deverá tomar três doses.

Para a Coordenadora da 7ª Gerencia Regional de Saúde de Valença do Piauí, Fátima Coelho, que participa da capacitação, o encontro é bastante proveitoso porque possibilita aos municípios um melhor diálogo entre os gestores e os técnicos da Sesapi. ?Em se tratando de vacina, tudo muda constantemente e é preciso vivenciarmos essa constante troca de ideias e avaliação de campanhas. Queremos não só vacinar nossas meninas, mas, também, levar a elas a importância da prevenção contra o HPV?, pontuou. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes a partir de 09 anos. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Por Adrianno Magno



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES