Seca castiga lavoura em Valença

Seca castiga lavoura em Valença

Resto da plantação de Arroz na comunide Iningas. | Raimundo Barbosa

Nesta sexta-feira (12), duas equipes do IBGE, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais percorreram varias comunidades no município de Valença do Piauí e constataram grandes perdas na lavoura do município.As irregularidades das chuvas em Valença têm provocado preocupação nas autoridades locai e o desespero nos trabalhadores rurais.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultur Dr. Renato Satiro, o quadro atual em muitas áreas avaliadas a perda é grande na lavoura de milho, arroz, mandioca e feijão e já é considerada perda total do cultivo de subsistência em varias comunidades.

Na comunidade Campos o agricultor Francisco de Assis Sousa plantou na 1° quinzena de janeiro arroz e milho e já perdeu toda a lavoura por falta de chuva, calculando uma perda total de 100%.?As famílias que dependem apenas da lavoura para garantir o sustento, já estão desanimadas com o inverno deste ano?.Disse o agricultor.

O olhar dos agricultores é de pura tristeza, o agricultor Francimar Ferreira da Silva da comunidade Sanharó, arou, preparou a terra e plantou em janeiro passado a sua lavoura de arroz, por falta de chuva o arroz não cresceu, ficando atrofiado com uma perda em mais 80% do plantio ?Não dá para fazer nada, por aqui a lavoura está toda perdida?. Lamentou Francimar.

O agricultor Gonçalo Ferreira, morador da comunidade campos, explica que este ano não conseguiu se quer situar nada do roçado dele. ?Eu plantei minha roça duas vezes, mas a chuva foi pouca e os grãos de milho e arroz não germinaram nem metade, Sem água, o grão não se forma?, afirma o agricultor.

O prefeito de Valença Francisco de Assis Alcântara preocupado com o quadro de irregularidade e escassez de chuvas, disse que na próxima semana vai fazer uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IBGE, EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura, Associações para avaliar o quadro de perda na lavoura do município.

O portal Meio Norte estar acompanhando toda pesquisa de campo com os lavradores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES