Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Na Câmara, ​Florentino assume a Subcomissão das Políticas Públicas das ZPEs

O deputado federal quer o desenvolvimento de novas políticas de incentivo para a exportação

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (14), a Subcomissão das Políticas Públicas das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). O deputado Federal Florentino Neto (PT-PI), autor do pedido de criação da subcomissão, assumiu a presidência. Mersinho Lucena (PP-PB) é o relator.

“Nós temos um desafio histórico que é romper com esse passo lento no Brasil de efetivar as ZPEs e conseguir um diálogo com o setor privado e o Governo Federal para tornar esse processo rápido e célere, pois o Brasil precisa de desenvolvimento, nosso povo precisa de emprego e precisamos melhorar e aumentar nossas exportações”, ressaltou Florentino.

O objetivo do grupo é criar políticas públicas  para o desenvolvimento das políticas de comércio exterior e inovação nos processos.

A iniciativa pode ser um passo para fortalecer o setor de exportação no país. No Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT) é o principal interessado no tema. 

Florentino Neto, que já preside a Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento de Exportação, destacou a importância da instalação da subcomissão e como as ZPEs podem contribuir para o desenvolvimento econômico e a promoção da competitividade do Brasil no mercado global.

  • APENAS DUAS ZPEs FUNCIONAM NO BRASIL

Ele também pontua que a subcomissão pode acelerar a instalação de outras ZPEs no país. Isso porque atualmente, somente as Zonas do Piauí e do Ceará funcionam.

“Aqui no Brasil, embora tenhamos 11 criadas, só duas estão em funcionamento. No entanto, existe uma grande movimentação hoje no sentido de que a gente possa instalar outras ZPEs. E vários são os empresários que buscam hoje apresentar projetos para instalar plantas industriais em Zonas de Processamento de Exportação”, destacou o deputado Federal.

Instalada, a Subcomissão das Políticas Públicas das Zonas de Processamento de Exportação já definiu o início dos trabalhos com a primeira reunião marcada para o dia 21 de maio, às 15h, no Anexo II, Plenário 14, da Câmara dos Deputados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES