Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

STF diz como será cerimônia de posse do piauiense Kassio Nunes Marques

Por blog Direto de Brasília

Por Rany Veloso

A posse do piauiense Kassio Nunes Marques ao Supremo Tribunal Federal (STF) está marcada para esta quinta-feira (05) às 16 horas no plenário do STF. A cerimônia será restrita, do STF, apenas o presidente Luiz Fux, e os ministros Gilmar Mendes, Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e o empossando Kassio Nunes Marques estarão presentes. Os demais espaços estão reservados às autoridades que manifestaram interesse em acompanhar presencialmente, que são, os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Senado Federal, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.

O ritual de posse se dará da seguinte forma: o presidente do STF e demais autoridades tomam assento no Plenário da Corte, momento em que é declarada a abertura da sessão solene de posse e executado o hino nacional. Em seguida, Fux convida o ministro mais antigo presente na cerimônia, Gilmar Mendes, e o mais moderno, Alexandre de Moraes, para conduzirem o empossando ao Plenário.

Kassio Nunes lê o termo de compromisso, o diretor-geral do Tribunal, Edmundo Veras, faz a leitura do termo de posse que é assinado pelo presidente do Tribunal e pelo empossando.

Na sequência, o presidente Luiz Fux declara empossado o novo ministro e o convida a tomar assento no Plenário que antes pertencia ao ministro Alexandre de Moraes. Ao finalizar a cerimônia, ministro Luiz Fux faz saudação ao ministro, cumprimenta as autoridades e encerra a sessão.

A posse será transmitida ao vivo pela TV Justiça.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES