Por Rany Veloso
A posse do piauiense Kassio Nunes Marques ao Supremo Tribunal Federal (STF) está marcada para esta quinta-feira (05) às 16 horas no plenário do STF. A cerimônia será restrita, do STF, apenas o presidente Luiz Fux, e os ministros Gilmar Mendes, Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e o empossando Kassio Nunes Marques estarão presentes. Os demais espaços estão reservados às autoridades que manifestaram interesse em acompanhar presencialmente, que são, os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Senado Federal, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.
O ritual de posse se dará da seguinte forma: o presidente do STF e demais autoridades tomam assento no Plenário da Corte, momento em que é declarada a abertura da sessão solene de posse e executado o hino nacional. Em seguida, Fux convida o ministro mais antigo presente na cerimônia, Gilmar Mendes, e o mais moderno, Alexandre de Moraes, para conduzirem o empossando ao Plenário.
Kassio Nunes lê o termo de compromisso, o diretor-geral do Tribunal, Edmundo Veras, faz a leitura do termo de posse que é assinado pelo presidente do Tribunal e pelo empossando.
Na sequência, o presidente Luiz Fux declara empossado o novo ministro e o convida a tomar assento no Plenário que antes pertencia ao ministro Alexandre de Moraes. Ao finalizar a cerimônia, ministro Luiz Fux faz saudação ao ministro, cumprimenta as autoridades e encerra a sessão.
A posse será transmitida ao vivo pela TV Justiça.