Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Brasil enfrenta alta no preço dos alimentos que compõem a cesta básica

O aumento acontece devido a elevação nos preços externos em virtude de dificuldades climáticas em países produtores,.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seca & chuvas

O País vem enfrentando uma alta nos alimentos que compõem a alimentação básica da população. O aumento acontece devido a elevação nos preços externos em virtude de dificuldades climáticas em países produtores, como o caso de seca enfrentada pela Índia (produtora de arroz). Outra situação desfavorável foram as recentes chuvas na região Sul do Brasil. Rio Grande do Sul é um grande celeiro de arroz e outros cereais e muitas lavouras foram destruídas, o que pode afetar na inflação do semestre. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) posiciona à Coluna que para combater essa situação tem focado em três pilares: oferta de crédito rural, apoio à comercialização dos produtores quando os preços estão abaixo do mínimo e seguro rural contra eventos climáticos que gerem danos à produção. As políticas conduzidas pelo MAPA visam apoiar os produtores e criadores para garantir produção suficiente às necessidades da população. Em relação ao Plano Safra 2024/25 a pasta afirma que as discussões ainda estão em fase inicial.

Triunvirato eleitoral  

Os dois principais ministros palacianos - da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), e da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha (PT-SP) -, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmannassumiram a articulação do partido nas definições de candidaturas e alianças nos Estados para eleições de outubro. Por ora, Rui Costa toma de conta do Nordeste; Padilha, Sudeste, e Gleisi, do Sul.

Rescisão

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou à reportagem que não possui informações a respeito das rescisões unilaterais de contratos de planos de saúde de pessoas com doenças graves ou deficiência. Mas o órgão salienta que “no caso de planos de contratação individual/familiar as operadoras não podem fazer a exclusão de beneficiários à sua revelia, apenas em casos de fraude ou inadimplência”.

No papel

Há um mês e seis dias, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), freou o projeto para punir fake news. O deputado anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que não saiu do papel. Enquanto isso, o País assistiu à disseminação de notícias mentirosas sobre a catástrofe do Rio Grande do Sul, espalhadas inclusive por deputados federais.

Sem anistia

A pressão de bolsonaristas para que seja votado projeto de anistia (PL 5064/2023) aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro esbarra na resistência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do relator do projeto na Comissão de Defesa da Democracia, Senador Humberto Costa. Se depender dos dois, a matéria permanece como está.

Peteca

O Ministério da Justiça (MJ), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretária Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) andam praticando o jogo da peteca. A Coluna buscou o MJ para saber o número de saídas temporárias nos presídios do Brasil, mas a pasta informou que os dados eram de competência da SENAPPEN. Procurada, a Secretaria comunicou que as informações poderiam ser encontradas junto ao CNJ, entretanto o órgão sugeriu contatar o MJ. E agora, com quem está essa peteca?

ESPLANADEIRA

# “Inteligência Artificial e o trabalho” será um dos temas do 1º Concurso Nacional de Artigos Jurídicos do Pessoa & Pessoa Advogados.  # Cadastra e BASF aprimoram CRM no setor agrícola no Salesforce World Tour SP 2024. # Projeto global da Media.Monks, The Literacy Pen é ferramenta para combater o analfabetismo. # ONA participa da Hospitalar 2024 e traz dados importantes sobre o impacto da IA na saúde. # Gabriel Chalita estreia "Arena dos Saberes" na TV Cultura. # Conjunto de ações para o RS é tema de reunião ministerial do Governo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES