Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Queda de avião mata 87, incluindo toda equipe de box dos EUA

O acidente foi causado pela desintegração de um dos discos de turbina em um dos motores do avião, levando a uma falha no motor não acumulada

Avalie a matéria:

Todos os 87 passageiros e tripulantes do voo LOT Polish Airlines 007, que caiu perto do Aeroporto de Okesie, na Polônia, em 14 de março de 1980, morreram. Entre os mortos, estava a cantora polonesa Anna Jantar, o etnomusicologista norte-americano Alan P. Merriam, seis estudantes polacos voltando para casa depois de uma conferência na AIESEC em Nova Iorque e um total de 14 integrantes da equipe de boxe amador dos EUA.

O acidente foi causado pela desintegração de um dos discos de turbina em um dos motores do avião, levando a uma falha no motor não acumulada. O disco da turbina mais tarde foi encontrado com defeitos de fabricação.

De acordo com os médicos que chegaram ao local, muitos passageiros aparentemente estavam dormindo quando o avião caiu, mas alguns deles - incluindo muitos dos boxeadores - estavam supostamente conscientes de que o avião estava prestes a explodir, pois eles seguravam seus assentos tão fortemente que, no impacto, os músculos e os tendões nos braços ficaram cortados. Alguns relatórios sugeriram que alguns dos boxeadores realmente sobreviveram ao acidente e se sufocaram no fosso, mas nenhuma evidência para isso foi apresentada.

Por coincidência irônica, no momento em que o "Kopernik" caiu, uma conferência sobre melhorias na segurança aérea foi realizada no Aeroporto de Okęcie, a menos de um quilômetro de distância do local.

Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES