Por Arimatéa Carvalho
Passado o prazo de filiação para se candidatar nestas eleições (dia 4 de abril), a briga entre os dirigentes partidários em Teresina pelos pré-candidatos não acabou. Pelo contrário, ela ainda mais intensa. Isso porque os 33 partidos registrados no TSE tiveram até o dia 15 deste mês para atualizar a lista de filiados, por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia). As listas devem conter a data de filiação, o número do título e o nome do filiado. E houve candidatos com dupla filiação, que deixaram para tomar a decisão final depois do dia 4. A lei faculta esse direito.
Nos bastidores, o presidente do PTB, ex-senador João Vicente Claudino, ficou tão irritado com a perda de um dos pré-candidatos da chapa que ameaça denunciar uma manobra ilegal (com alteração de data de filiação).
PANOS MORNOS
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), conversou com João Vicente Claudino por telefone e pediu calma, mas o ex-senador está muito aborrecido. O pré-candidato deve disputar por partido da base aliada do prefeito. Ele se filiou a duas siglas ao mesmo tempo.
No entanto, em outros casos, há a suspeita que dirigentes teriam tentado burlar a legislação. Isso, contudo, está na fase dos rumores, e ningúem cita nomes.