Vagas de sobras são mais disputadas nas chapas de estaduais;veja tendência

Com a atual chapa, o Republicanos elegeria um deputado estadual. Ou seja, são 28 deputados distribuídos pelos partidos nessa avaliação de presidentes de partidos ouvidos pela coluna em reserva.

Por Sávia Barreto  

O cálculo mais atualizado hoje aponta que o Progressistas pode eleger cinco deputados estaduais, o MDB, nove, o Solidariedade, dois deputados e a Federação PT/PV/PC do B, onze deputados no Piauí. Com a atual chapa, o Republicanos elegeria um deputado estadual. Ou seja, são 28 deputados distribuídos pelos partidos nessa avaliação de presidentes de legendas ouvidos pela coluna em reserva. 

Sobrou

Restam, portanto, duas vagas pelas “sobras”. Dessa forma, qualquer uma das siglas pode aumentar sua bancada com essas duas vagas que estão sendo as mais disputadas pelos partidos, sendo as mais cotadas o Progressistas e o MDB.

As “sobras” são as vagas não preenchidas pelos critérios do sistema proporcional. Nesse sistema, é levado em conta o total de votos obtidos pelo partido (todos os candidatos e na legenda) em razão de todos os votos válidos. Poderão concorrer à distribuição das sobras de vagas apenas os candidatos que tiverem obtido votos mínimos equivalentes a 20% do quociente eleitoral e os partidos que obtiverem um mínimo de 80% desse quociente.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES