Como são formadas as nuvens, quantos tipos existem e o que significam os seus nomes

Ao alcançar as camadas inferiores de ar mais quente, elas evaporam e sobem para se condensar outra vez, repetindo o ciclo.

Avalie a matéria:
Como as nuvens são formadas, quantos tipos existem e o que significam seus nomes | Google

Cores das nuvens: As nuvens geralmente são brancas por causa da grande concentração de micro gotículas de água e pequenos cristais de gelo. Eles agem como peque- nos prismas, decompondo a luz solar nas cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Para quem olha a nuvem, o resultado é a soma de todas essas cores, que dá o branco.

Formação de gotas de chuva: As micro gotículas de água surgem com a condensação (passagem do estado gasoso para o líquido) do vapor na atmosfera. Essas gotículas, cujo diâmetro é de milésimos de centímetro, são muito leves e ficam flutuando. Somente quando se juntam devido a choques e formam gotas maiores é que elas ganham peso suficiente para cair.

Luzes nas nuvens: As nuvens de chuva ficam mais escuras porque não permitem que a luz solar as atravesse. A parte maior da luz solar é refletida e volta para o céu; outra consegue atravessar as nuvens e uma parte menor é absorvida por elas (de 5% a 10%). Como as nuvens de chuva, chamadas cúmulos-nimbos e estratos-nimbos são bastante densas e têm grande profundidade, a quantidade de luz que passa por elas é muito pequena. Se um avião sobrevoar essas nuvens, elas parecerão bastante claras, pois irão refletir quase toda a luz que recebem.

Quantidade de chuvas: As nuvens ficam suspensas no ar pela constante evaporação e condensação do vapor de água que as forma. A grandes altitudes, o ar frio provoca a queda das gotas de água. Ao alcançar as camadas inferiores de ar mais quente, elas evaporam e sobem para se condensar outra vez, repetindo o ciclo. A cada segundo caem sobre a Terra, em forma de chuva, 16 bilhões de litros de água.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES