O primeiro final de semana do mês de setembro, em Ipiranga do Piauí, foi marcado por arrombamentos a duas escolas estaduais. Na Unidade escolar ?Dom Joaquim Rufino do Rego? (Ensino Médio), bandidos quebraram o vidro do vitrô da secretaria e invadiram o cômodo para arrombarem os armários e revirarem todas as gavetas e fichários em busca, certamente, de objetos de valor. Além da secretaria da escola, outras salas também foram abertas e reviradas como a sala dos professores, onde, abriram à força, o laboratório de ciências e levaram alguns objetos daquele móvel. Da sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), também se sentiu falta de equipamentos como webcam e lupa especial. A biblioteca teve uma de suas paredes danificadas e as gavetas de suas mesas foram todas quebradas, além de terem, de lá, subtraído um aparelho de DVD.
A diretora do Ensino Médio ainda não calculou, por certo, o tamanho do prejuízo que este ato causou.
Depois da ação do Ensino Médio, os bandidos se dirigiram à Unidade Escolar Manoel Ribeiro, onde também agiram com arrombamentos a salas de equipamentos. Lá foram surpreendidos por vizinhos que, percebendo a movimentação, chamaram funcionários da escola que conseguiram chegar a tempo de evitar o furto.
Com a chegada dos funcionários, os invasores fugiram pelo muro da escola, deixando para trás suas ferramentas, chinelos e uma sacola cheia com os equipamentos que seriam levados.
As diretoras de ambas as escolas registraram B.O (Boletim de Ocorrência) e recuperaram parte do que foi furtado. Também já estudam uma maneira de deixar as escolas mais seguras com a presença constante de funcionários para inibir e evitar novos e possíveis ataques a esses prédios estaduais.
A polícia, que esteve presente nas duas escolas, já identificou os malfeitores e conseguiu efetuar a prisão dos dois. Trata-se de menores reincidentes e velhos conhecidos dos policiais.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.