Oeiras foi uma das 80 cidades do Brasil contempladas com a implementação do Projeto Cidade Digitais. O prefeito Lukano Sá está acompanhando hoje, 14, em Brasília, o anúncio oficial feito pelo os ministros Miriam Belchior e Paulo Bernardo.
Foram 192 cidades que participaram da seleção, foram avaliadas conforme capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede. Elas foram classificadas por meio de pontuação de critérios, definidos no edital de chamada pública nº 01/2012, como o índice da receita corrente per capita da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto e densidade domiciliar de acesso à banda larga.
O Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios por meio da construção de redes de fibras óticas que possibilitam a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde e a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede.
A infraestrutura será custeada com recursos federais ? diretamente, sem repasse aos municípios ? mas são as prefeituras que ficarão responsáveis pela contratação da capacidade de acesso. Assim, embora a arquitetura facilite a oferta desse serviço pela Telebras, os prefeitos podem preferir contratar banda de operadoras privadas.
Esse projeto, ousado é de extrema importância para os pequenos municípios em tempos tecnológicos. ?Estou extremamente feliz por Oeiras ter sido agraciado com o projeto Cidades Digitais. Proporcionará pontos de acesso à internet em todos os locais públicos de forma gratuita, e poderá ser explorada por provedores locais, de forma a oferecer os serviços também a população com custos mais econômicos.? Pontou Lukano Sá.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.