Durante todo o dia serão realizadas ações voltadas para a conscientização e importância de prevenir o câncer de mama.
Postado:Leila Fernanda
Teve início na manhã de hoje na Clínica Integrada de Saúde da Mulher (Clisan) de Picos, o ?Outubro Rosa?. O evento realizado por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde promove ações em todas as Unidades Básicas de saúde, visando à prevenção do câncer de mama.
Na cidade de Picos durante todo o dia serão feitos atendimentos às mulheres a partir de 40 anos. Os Postos de Saúde estão com atividades diferenciadas nesta manhã, como a realização de palestras educativas, exames clínicos das mamas, prescrição da mamografia no sentido de conscientizar sobre a importância da realização do auto-exame, e assim prevenir contra o câncer de mama.
Foto:Paula Monize
De acordo com a enfermeira coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Elvira Dias, este evento reflete sobre a importância de se prevenir contra doenças que matam muitas mulheres atualmente. ?Sabemos que o câncer de mama é o que mais acomete e mata mulheres, então estamos realizando esta mobilização, este dia de atendimento no sentido de se fazer o diagnóstico e prevenção para a saúde das mamas?, disse a coordenadora.
Foto:Paula Monize
Picos nos últimos três anos ocorreram 10 óbitos de mulheres com o câncer de mama, e nos últimos quatro meses foram diagnosticados 10 novos casos. De acordo com a coordenadora, no município de Picos ainda são poucos os diagnósticos de câncer de mama em função da baixa realização dos exames de prevenção. Segundo ela, no ano de 2012 teve-se a cobertura apenas de 25% da população feminina.
A doméstica Eva Maria da Conceição, foi uma das várias mulheres que estavam realizando o auto-exame. ?Este evento pra mim é muito importante porque já tive problema de mama, nódulo no seio, que operei. Então estou aqui para me prevenir novamente, pois a cada ano realizo exame?, disse Eva Maria.
Foto:Paula Monize
O objetivo do ?Outubro Rosa?, uma campanha realizada em todo o mundo é chamar a atenção e sensibilizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a necessidade de fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Fonte:Paula Monize
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.