Na cidade de Redenção do Gurguéia há muito tempo já não é feito parto das mulheres redencenses devido a necessidades de equipamentos básicos de maternidade. Elas são encaminhadas para Bom Jesus onde no Hospital Regional dão a luz a seus filhos que por conseqüência se tornam natural de Bom Jesus.
Isso é estranho, porém até compreensível pelas condições hospitalares. O inconcebível tem sido a impossibilidade de registro das crianças na cidade de Redenção. Há mais de 4 meses, o Cartório não dispões de Livro de Registro de Nascimento. As pessoas procuram o Cartório para esse fim e os funcionários exibem vários ofícios e requerimentos de solicitação ao Tribunal de Justiça reivindicando o aludido livro, porém sem sucesso até o momento.
Segundo informações de funcionários do Fórum, o Promotor já tomou providências neste sentido, inclusive quanto ao Cartório de Bom Jesus, onde segundo informações de algumas pessoas que buscaram registrar seus filhos naquele cartório houve certa resistência (impedimento).
É impressionante, mas estamos sempre na contra mão do desenvolvimento, enquanto o Governo Federal gasta milhões com propaganda sobre o Registro de Nascimento (que é gratuito), Redenção não dispõe do Livro de Registro.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.