Um dos maiores bairros de Redenção do Gurguéia, o bairro Planaltina, antes tido como local propício a brigas e prostituição vem se tornando uma referência na cultura da cidade. Criado principalmente por correnteiros (pessoas vindas do Corrente dos Matões em Bom Jesus) recebeu o nome de Planaltina em referência a cidade satélite de Brasília, que segundo historiadores da cidade, era na época uma cidade ?perigosa? com muitas gangs e prostituição. Hoje, assim como a cidade satélite de Brasília, o bairro Planaltina é um local próspero seja economicamente, socialmente e culturalmente.
O bairro conta hoje com várias instituições públicas como Centro de Educação Infantil, Colégio de Ensino Fundamental, CRAS, CCI, posto de Saúde além de uma vasta rede de comércio.
Em meio a essa infra-estrutura, o destaque fica mesmo com seu povo, alegre, festivo e trabalhador. Prova disso são as festividades em datas comemorativas além de festas tradicionais do próprio bairro. Destaque para a Semana Santa, onde se mantêm a tradição de ?quintas?, caretas, pau de sebo, jogo de patecas durante o dia entre outras atividades próprias da época.
No São João (festa junina), é onde se vê mais animação, pessoas como o Sr. Didi Almeida que além da fogueira com muita macaxeira e batata, promove ainda uma tradicional roda de música com sanfoneiros da região.
Festeja-se também Santa Luzia no início de dezembro com novenas e festas do dia 1º até dia 13 de dezembro, por iniciativa de Neguinho dos Casseteiros do Forró, gerando trabalho e renda aos moradores.
No Carnaval é o lugar em Redenção, onde se pode festejar os 04 dias de folia com matinês e festas sempre com uma banda diferente em cada noite. Uma iniciativa de Gessi Almeida e Cabeça. Este carnaval foi o 3º ano consecutivo do carnaval de rua do Bairro Planaltina com o bloco ?me abraça?.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.