Algoritmo do Instagram: como dominá-lo para crescer na rede social?

O algoritmo do Instagram é um conjunto de regras que classificam e direcionam os conteúdos da rede social. Aprenda a dominá-lo!

 Quem nunca ouviu falar em algoritmo do Instagram, não é? Afinal, a entrega dos conteúdos compartilhados na rede social depende da avaliação da inteligência artificial da plataforma. Em poucas palavras, todas as publicações são submetidas a análises criteriosas que definem como serão exibidas para os usuários. Trata-se de um conjunto de regras pré-estabelecidas que separa posts relevantes dos irrelevantes.

Desse modo, profissionais e empresas posicionados no Instagram sempre procuram as melhores formas para agradar o algoritmo. Até porque, não há como fugir dos “olhos da IA”.

Mesmo assim, várias marcas não sabem como lidar com as determinações do “robô classificatório” do Instagram. Algumas o denominam até como vilão para ter um bom alcance orgânico.

Mas, calma. Logo abaixo, vamos te mostrar o que você precisa para dominar o algoritmo do Instagram. Com isso, você pode usar a inteligência artificial ao seu favor para crescer na plataforma. Confira!

Entenda o funcionamento do algoritmo do Instagram

 

 

Em resumo, o algoritmo do Instagram são cálculos feitos automaticamente que classificam conteúdos publicados na rede social. Então, envia os mais relevantes a pessoas interessadas em consumi-los.

O principal objetivo é melhorar a experiência do usuário por meio de recomendações personalizadas para seus gostos e necessidades individuais. Consequentemente, a tendência é que as pessoas fiquem ativas por mais tempo na rede social.

Para isso, a inteligência artificial da plataforma cruza informações das publicações junto às preferências de cada usuário. Ambas contribuem para uma avaliação e direcionamento preciso do que é compartilhado no Instagram.

Por exemplo, o algoritmo analisa o formato, legenda e hashtags de um conteúdo. O que já é o suficiente para classificar o nível de relevância dos posts. Baixo, médio ou alto.

Da mesma forma, o Instagram considera características e atividades do público. A idade, gênero, interações passadas, entre outros. Com isso, sugere posts alinhados com o que o usuário em questão busca.

Assim, o algoritmo do Instagram não é nenhum vilão. Se for bem compreendida, a IA favorece as estratégias de negócios no Instagram. Ou seja, ajuda a atrair seguidores brasileiros, fortalece o engajamento e até mesmo aumenta a conversão da marca.

Como dominar o algoritmo do Instagram? 5 melhores dicas!

Mas então, como dominar o algoritmo do Instagram? Listamos abaixo 5 dicas para transformar a inteligência artificial em um aliado do crescimento da marca na rede social. Acompanhe!

1.  Publique nos melhores dias e horários

Primeiramente, publique nos melhores dias e horários possíveis. Além das publicações e usuários em si, o algoritmo do Instagram leva em conta o engajamento inicial do conteúdo.

Quando um post recebe bastante curtidas, comentários e compartilhamentos logo de cara, a IA da rede social o classifica como relevante. Assim, começa a enviá-lo para cada vez mais pessoas com interesse em comum.

Em função disso, vá nos insights do perfil no Instagram e identifique o momento que o público da marca está mais ativo. Então, monte um cronograma de postagens com base nas informações coletadas.

2. Incentive a participação dos seguidores

Normalmente, usuários do Instagram só engajam nas publicações em que são motivados a isso. Ou seja, quando se deparam com falas, a exemplo de: “deixe o like”, “comente abaixo” ou “compartilhe com seus amigos (a)”.

 

Por isso, incentive a participação ativa dos seguidores. Faça CTAs (Call To Action) nas legendas de posts de Feed ou Reels. Assim como, use recursos de interação do Stories, como:

 

  • caixinhas de perguntas;

  • testes;

  • enquetes.

 

De qualquer forma, dar algum estímulo para o público fortalece o engajamento do perfil. Por tabela, o algoritmo do Instagram irá recomendar seus conteúdos a mais pessoas e uma estratégia que se demonstra poderosa para ajudar no engajamento é comprar seguidores no Instagram - isso aumenta a percepção de credibilidade do perfil, fazendo com que mais pessoas acabam seguindo você (efeito manada).

3. Use palavras-chaves

Poucos sabem disso, mas também existe SEO para Instagram. Apesar de ser mais conhecido para otimização de mecanismos de busca, diversas técnicas de SEO podem ser adaptadas ao contexto da rede social.

Especialmente, as palavras-chaves. É bom que cada um dos seus conteúdos tenha keywords. Uma vez que, a prática melhora a visibilidade do perfil da marca na barra de pesquisa da plataforma.

O algoritmo entende para quem exatamente você está falando. Com isso, direciona as publicações de Feed, Stories e Reels às pessoas certas. Isso aumenta ainda mais a descoberta da conta no Insta e pode fazê-la aparecer no explorar.

4. Adicione hashtags inteligentemente

Além das palavras-chaves, adicionar hashtags deixa a entrega de suas postagens altamente segmentada. Desde que, sejam postas inteligentemente. Sem aleatoriedade e excessos.

Em outras palavras, você deve escolher hashtags específicas. Elas precisam se relacionar diretamente com o mercado e conteúdo em questão. Caso contrário, não vão separar o tema do post dos demais.

Assim também, a quantidade de hashtags por publicação tem que ser relativamente baixa. A capacidade máxima no Instagram são 30. No entanto, o ideal é usar somente entre 5 ou 10.

5. Abuse do formato de vídeo

Entre as melhores práticas para usar o algoritmo do Instagram, ainda está “abusar” do formato de vídeo da rede social. Isso porque, o tipo de conteúdo tem uma vantagem em comparação às outras, isto é, o tempo de tela.

Em vídeos, a inteligência artificial da plataforma considera a visualização já como engajamento. Ou seja, mesmo se o usuário não interagir com o post, ainda contribui no crescimento do perfil.

Dessa forma, faça vídeos longos e curtos com frequência. Na maioria das vezes, seguidores não se lembram de curtir ou comentar após consumidor o conteúdo, por exemplo. Com isso, o formato pode ser essencial para sua visibilidade.

Conclusão

 

De fato, dominar o algoritmo do Instagram é imprescindível para ter um bom alcance orgânico no Instagram. Em vez de vilã, a IA da rede social é uma grande aliada para crescer o perfil da marca.

Você só precisa compreendê-la e seguir as práticas que a agrada. Apenas isso. Desse modo, o Instagram entende que seus conteúdos são relevantes o bastante e aumenta cada vez mais sua visibilidade na plataforma.

Além das dicas mencionadas acima, existem outras formas bem interessantes de valorizar sua conta aos “olhos do algoritmo”, como comprar curtidas, comentários ou visualizações.

Adquirir serviços de engajamento aceleram o processo. Em menos de cinco minutos, os números do perfil da marca começam a subir sem parar. Logo, a IA do Insta destaca suas publicações entre as demais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES