Reta final do Brasileirão mostra por que o campeonato é fascinante

Há pouco tempo, o Campeonato Brasileiro já parecia decidido. O Botafogo, que liderava a disputa desde a terceira rodada, chegou a abrir 14 pontos de vantagem

Há pouco tempo, o Campeonato Brasileiro já parecia decidido. O Botafogo, que liderava a disputa desde a terceira rodada, chegou a abrir 14 pontos de vantagem, mas acabou perdendo fôlego e permitindo que outros times entrassem na briga pelo título. Por isso, torcedores de todo o país estão aproveitando o codigo promocional solverde para apostar em quem será o campeão.

No momento, faltando quatro rodadas para o campeonato terminar (embora alguns times, como o próprio Botafogo tenham jogos a menos), apenas cinco pontos separam o Palmeiras (62), primeiro colocado, do Flamengo (57), que está na sexta posição.

O Botafogo, que para muitos já estava com o título ganho, perdeu a liderança na 33ª rodada e agora ocupa o segundo lugar, com 60 pontos.

Isso mostra por que o Brasileirão é, disparado, o campeonato mais imprevisível e emocionante do mundo. No início do ano, poucas pessoas cravariam que o Glorioso brigaria pelo título. Já no decorrer da disputa, quase ninguém arriscaria dizer que a equipe carioca deixaria o caneco escapar.

No entanto, tudo isso – e muito mais – aconteceu durante esta edição do Campeonato Brasileiro, e agora, a apenas quatro rodadas do fim, seis times têm chances reais de faturar a competição.

O Palmeiras surge como o favorito ao título, até pelo momento psicológico que a equipe botafoguense vive. O Alviverde, por outro lado, acostumou-se, nos últimos anos, a disputar e a vencer títulos importantes, o que deixa o elenco mais tranquilo para essa reta final da competição.

Mas equipes como o Grêmio, com Luis Suárez crescendo no momento da decisão, ou Flamengo, que tem um elenco cheio de craques e vem ganhando confiança com Tite, também estão fortes na briga.

Isso sem falar da campanha sólida do Bragantino e do crescimento do Atlético Mineiro, o que coloca ambas as equipes em condições de disputar o título.

Produto internacional

Tudo isso, portanto, mostra que o Brasileirão tem elementos de sobra para se tornar um produto internacional. Ao longo dos últimos anos, a popularidade do campeonato tem aumentado bastante mundo afora, mas ainda há muito mercado para ser conquistado.

A popularização da competição nacional, aliás, faria muito bem aos clubes, pois elevaria suas receitas, permitiria mais investimentos no elenco e em infraestrutura e, consequentemente, melhoraria ainda mais o nível do Brasileirão, criando, ao fim e ao cabo, um círculo virtuoso.

Vejamos, portanto, o que acontecerá no futuro breve, mas não há dúvidas de que o Campeonato Brasileiro pode se estabelecer como um dos melhores do mundo e engarias fãs apaixonados em diversos países.

 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES