A Secretaria Municipal de Educação está realizando nos dias 4, 05 e 06 de janeiro, em Valença, a Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado. A abertura oficial do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (04), na Escola Municipal João Calado, com a participação do Prefeito Alcântara dos Secretários Maria Dolores (educação), Walfredo Filho (saúde), Marília Moura (financia), Merlongues Chaves (esporte), Renato Sátiro (agricultura e meio ambiente), do Supervisor Pedagógico Professor Sting, do Presidente do SINDSERV Antonio Carlos, da Diretora da Escola João Calado Filomena Da guia, Professora Edinalda Lima (ministrante do curso) e das coordenadora Municipal do Programa Brasil Alfabetizado Vanete Ferreira e Ismênia Pereira.
Durante esses três dias os alfabetizadores e coordenadores irão de participar do curso de formação, cujo objetivo é discutir as diretrizes do Brasil Alfabetizado e as ações para o presente ano letivo de 2012.
No seu discurso o Prefeito Alcântara parabenizou toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Brasil Alfabetizado por executar o programa com muita dignidade no município, que objetiva garantir o direito a educação para pessoas jovens, adultas e idosas.
Para a Coordenadora do Programa Ismênia Pereira a formação dos alfabetizadores e coordenadores a formação inicial é de extrema importância para o desenvolvimento do programa, pois visa prepará-los para uma boa atuação nos espaços educativos de forma comprometida com os princípios da Educação de Jovens, Adultos e idosos.
O Brasil Alfabetizado é um programa do governo federal em parceria com a prefeitura municipal e foi implantado Valença em2006 com a finalidade de elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos que não freqüentaram ou não tiveram acesso à escola, na idade adequada. As aulas têm duração de oito meses e acontecem na zona urbana e rural do município. Cerca de 42 alfabetizadores e coordenadores estão participando da formação inicial.
As aulas do Brasil Alfabetizado começarão na próxima segunda-feira dia 09 de janeiro.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.