6 fatores que aumentam o risco de câncer de mama
- 6. Tabagismo
O câncer de mama é o tipo mais comum da doença, com mais de 2,2 milhões de casos em todo o mundo todos os anos, segundo dados de 2020 da Organização Mundial da Saúde (OMS).
- 6. Tabagismo
Fumar pode causar câncer em quase qualquer parte do corpo. Evitar fumar e ser exposto à fumaça do cigarro ajuda a reduzir o risco de contrair câncer. Pesquisas sugerem que outros fatores, como exposição a produtos químicos que podem causar câncer e alterações em outros hormônios devido ao trabalho noturno, também podem aumentar o risco de câncer de mama, detalha o CDC.
Organizações especializadas em câncer de mama recomendam consultar seu médico sobre exames para detecção precoce da doença. Conversar com um profissional sobre quando iniciar exames, como exames clínicos e mamografias, são fundamentais, afirma a Mayo Clinic em seu site.
Além disso, é necessário se familiarizar com os seios durante um autoexame de mama. Se houver uma alteração nova, nódulos ou outros sinais incomuns nas mamas, um médico deve ser consultado imediatamente. E como sempre, é preciso cuidar da alimentação.
As mulheres que seguem uma dieta mediterrânea com azeite extra virgem e nozes mistas podem ter um risco reduzido de câncer de mama. A dieta mediterrânea é focada em alimentos à base de plantas, como frutas e vegetais, grãos integrais, legumes e nozes, detalha a Clínica Mayo.