SEÇÕES

7 principais infecções sexualmente transmissíveis e como se proteger - Como saber se tenho uma IST

As infecções sexualmente transmissíveis, que anteriormente eram conhecidas por DST's, como a gonorreia ou a AIDS, podem surgir quando se tem relações sexuais sem preservativo - Como saber se tenho uma IST

Slide 8 de 8

Como saber se tenho uma IST

Siga-nos no

O diagnóstico de uma doença sexualmente transmissível pode ser feito com base nos sintomas e na observação dos órgãos genitais, sendo confirmados através de exames, como o papanicolau e o teste de Schiller, por exemplo. Além disso, o médico pode indicar um exame de sangue para verificar a causa da doença e indicar o tratamento mais adequado.

Quando é preciso repetir os exames

Quando a mulher ou o homem pegaram uma doença sexualmente transmissível, o médico recomenda a realização de exames médicos pelo menos de 6 em 6 meses por cerca de 2 anos, até que o resultado de 3 exames seguidos seja negativo.

Durante a fase de tratamento pode ser necessário ir no médico várias vezes por mês para ajustar o tratamento e curar a doença, caso seja possível.

Formas de contágio das IST's

As IST's além de serem transmitidas por contato sexual desprotegido, podem ser transmitidas:

De mãe para filho através do sangue durante a gravidez, pela amamentação ou durante o parto;

Compartilhamento de seringas;

Compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas;

Em alguns casos, muito raros, o desenvolvimento da doença pode ocorrer através de transfusão de sangue.

Como não pegar uma IST?

A melhor forma de evitar ficar contaminado é usando camisinha em todas as relações, no contacto íntimo vaginal, anal e oral, pois o contacto com secreções ou com a pele pode transmitir a doença. No entanto, é fundamental colocar camisinha corretamente antes de qualquer contato. Saiba como:

O que pode acontecer se o tratamento não for feito?

Quando as IST's não são tratadas corretamente, podem surgir problemas mais graves como câncer do útero, infertilidade, problemas cardíacos, meningite, aborto ou malformações do feto, por exemplo.

Carregue mais