Quem está em contato com a natureza sabe que muitas plantas que usamos no dia a dia têm propriedades medicinais poderosas, sendo aplicadas para além da culinária. Exemplos disso são o alecrim, a hortelã e o manjericão, que são bem conhecidos pelos benefícios que oferecem ao corpo.
Uma planta que, embora pouco falada no Brasil, merece mais atenção em nossa rotina é a sálvia. Na cozinha, ela é frequentemente combinada com manteiga para criar molhos para carnes e massas, trazendo um sabor fresco e levemente picante.
Na medicina tradicional, a sálvia é amplamente utilizada na preparação de infusões que auxiliam no controle do açúcar no sangue, além de fortalecer a memória e a concentração, entre outros benefícios. Vamos explorar mais sobre como a sálvia pode ser vantajosa para a sua saúde e como incorporá-la no seu cotidiano.
Benefícios da sálvia para a saúde
A sálvia é uma planta aromática originária do sul da Europa e da região do Mediterrâneo, por isso, é bastante comum nas culinárias locais dessas áreas. Contudo, o verdadeiro valor dela está nos seus benefícios para a saúde. O nome da planta vem do latim e significa "curar", e, em algumas culturas, ela ainda é chamada de erva-sagrada.
E quem acha que isso é apenas uma superstição está errado. As propriedades medicinais da sálvia são amplamente reconhecidas pela ciência, com diversas espécies sendo estudadas. Uma pesquisa que abordou as propriedades botânicas, químicas e farmacológicas da erva foi até publicada na Biblioteca Nacional de Medicina da Espanha.
Dentre os usos mais populares da sálvia estão:
- Reduzir o inchaço abdominal
- Ajudar com diarreia
- Aliviar azia
- Aliviar dores gastrointestinais
- Promover relaxamento e ajudar no tratamento de insônia
- Fortalecer a memória e a concentração através do relaxamento e do alívio de estresse oxidativo do corpo
- Ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue
- Diminuir as cólicas menstruais
- Aliviar dores, inflamações, infecções bacterianas e virais
- Proteger o corpo dos radicais livres por ser rica em antioxidantes.
A sálvia ainda é rica em diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, como vitamina A, C e E, e minerais como magnésio, ferro, cálcio, zinco e cobre.