SEÇÕES

A regra dos 3 segundos para comida que cai no chão funciona? Tem risco ou não?

Especialistas explicam por que a “regra dos 3 segundos” não garante segurança alimentar e alerta para os riscos de contaminação invisíveis.

A regra dos 3 segundos para comida que cai no chão funciona? | Foto: Reprodução/Pexels
Siga-nos no

Você é do time que acredita na famosa regra dos três segundos quando a comida cai no chão? Ainda dá aquela assoprada antes de comer? Pois saiba que essa prática pode não ser tão segura assim. Segundo o biólogo Heytor Neco, professor da UNINASSAU Recife, não existe um tempo seguro para que o alimento não seja contaminado. 

As bactérias elas não vão ficar aguardando nem três, nem cinco segundos para poder contaminar algo. Claro que quanto maior o tempo ali, mais bactérias vão passar para o alimento, mas elas podem contaminar algo praticamente instantaneamente, em menos de um segundo, isso dependendo de qual for o tipo de alimento. Isso quer dizer o quê? O tipo de alimento, a superfície onde ele cai, também vão estar associados, contou.

O biólogo explica que a umidade do alimento facilita a transferência de bactérias da superfície para a comida. Ele cita como exemplo alimentos úmidos, como pão com requeijão, manteiga ou frutas, que se contaminam mais facilmente do que itens secos, como biscoitos. Embora a contaminação seja mais difícil nesses casos, ela ainda pode acontecer.

Se eu ingerir algum alimento que caiu no chão, vou ficar doente?” Não necessariamente, segundo Heytor Neco: “Primeiro, porque se a pessoa for saudável, com um sistema imunológico funcionando bem, ou seja, se ela for imunocompetente, o organismo consegue combater a infecção sem apresentar sintomas, o que ajuda a evitar que a pessoa fique doente.

Porém!

A nutricionista Fabiana Camargo, da UNINASSAU Recife, alerta que ingerir alimentos possivelmente contaminados pode causar desde intoxicações leves até doenças mais graves, como salmonelose, hepatite A e toxoplasmose. O biólogo Heytor Neco reforça que, embora o risco seja baixo, ele existe e varia conforme o tipo de microrganismo, o tempo no chão e o nível de contaminação da superfície.

O perigo é maior em pessoas com imunidade baixa, como crianças, idosos ou adultos com o sistema imunológico comprometido. Por isso, não é seguro consumir alimentos que caíram no chão.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também