SEÇÕES

Anvisa barra venda de tirzepatida das marcas Synedica e TG e de retatrutida

Produtos com tirzepatida e retatrutida eram comercializados sem autorização e não têm segurança comprovada

Canetas emagrecedoras | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibiu a fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso da tirzepatida das marcas Synedica e TG, conhecidas nas redes sociais como as chamadas “canetas do Paraguai”.

A medida também proíbe a retatrutida de todas as marcas. Os produtos vinham sendo anunciados e vendidos sem registro no órgão regulador.

Segundo a Anvisa, empresas estavam divulgando as canetas dessas marcas em perfis nas redes sociais, apesar de nenhuma delas possuir autorização para comercialização no país. Por não terem registro na agência, os produtos não podem ser vendidos no Brasil.

A decisão, publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União, determina a apreensão imediata e a proibição total de qualquer atividade relacionada aos medicamentos, medida que se aplica a qualquer pessoa física ou jurídica que os fabrique, comercialize ou divulgue.

Retatrutida

A resolução também trata da retatrutida, substância classificada como um novo tipo de agonista de GLP, associada à expectativa de perda de peso superior à de medicamentos já disponíveis no mercado.

No entanto, segundo a Anvisa, a retatrutida ainda está em fase de testes clínicos e não possui autorização para distribuição comercial. Dessa forma, produtos vendidos sob a alegação de conter a substância não oferecem garantias de segurança, eficácia ou qualidade, representando risco à saúde dos consumidores.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também