SEÇÕES

Anvisa determina recolhimento de sal, doce de leite e azeite; veja as marcas

Produtos de três marcas foram considerados impróprios para consumo

Anvisa determina recolhimento de sal, doce de leite e azeite | Foto: Divulgação/ANVISA
Siga-nos no

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do sal marinho grosso iodado da marca Marfim, do doce de leite em pedaços da marca São Benedito e do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras. A medida foi publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União e tem como base diferentes irregularidades identificadas nos produtos, considerados impróprios para consumo.

Segundo a Anvisa, o lote do sal Marfim foi suspenso após laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) reprovar o produto no teste de teor de iodo. O órgão explica que o iodo é um mineral que deve ser adicionado ao sal de cozinha para prevenir a deficiência desse elemento no organismo, condição que pode provocar aumento da tireoide e problemas no desenvolvimento do feto durante a gestação.

Irregularidades no doce de leite

O doce de leite em pedaços da marca São Benedito, fabricado em 25 de junho de 2025, teve a distribuição e o consumo suspensos por dois motivos: ausência de identificação do lote e reprovação no teste de determinação de ácido sórbico, também realizado pelo Lacen-DF. De acordo com a vigilância sanitária, o ácido sórbico é um conservante utilizado para evitar que microrganismos causem deterioração nos alimentos.

Após a divulgação da medida, a empresa Doces São Benedito enviou uma nota de esclarecimento.
“Queremos esclarecer os fatos com a seriedade que vocês merecem: o que aconteceu? Houve uma suspensão preventiva de um lote específico devido a uma divergência técnica na identificação e nos índices de ácido sórbico, um conservante cujo uso é permitido pela legislação e que garante a conservação do produto”, informou a marca.

A empresa acrescentou ainda: “Ações tomadas: assim que notificados, colaboramos com os órgãos competentes (Lacen-DF) e ajustamos nossos processos internos para garantir que cada pote que chegue à sua mesa esteja 100% dentro dos padrões. Nosso padrão: a Doces São Benedito preza pela tradição e, acima de tudo, pela sua saúde. O uso do conservante serve justamente para evitar microrganismos e garantir um alimento seguro”.

Proibição do azeite Terra das Oliveiras

No caso do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras, a Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a divulgação e o consumo devido à origem desconhecida do produto. Segundo a agência, o item vinha sendo vendido, inclusive, em plataformas de e-commerce, como a Shopee.

A Anvisa também alertou que a empresa JJ – Comercial de Alimentos Limitada, CNPJ 37.815.395/0001-90, informada no rótulo como importadora responsável pela produção do azeite, teve seu CNPJ extinto em 8 de janeiro de 2025, após encerrar voluntariamente suas atividades.

Recomendações aos consumidores

A agência orienta que consumidores que tenham adquirido qualquer um dos produtos listados suspendam imediatamente o uso e procurem os canais de atendimento das empresas responsáveis para obter informações sobre troca ou devolução.

A Anvisa reforça que medidas como essas fazem parte das ações de fiscalização para garantir a segurança dos alimentos disponíveis no mercado e proteger a saúde da população.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também