Aprenda como desintoxicar o corpo após as festas de fim de ano

Nutricionista dá dicas que vão te ajudar a eliminar os excessos do Natal e Réveillon.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante as festas de fim de ano, é comum exagerarmos na comida e na bebida. Depois disso, há quem vá atrás de dietas milagrosas ou receitas mágicas para reduzir o inchaço do corpo e para tirar o peso na consciência. Entretanto, o nutricionista funcional Diogo Cirico, que também é responsável técnico pela Growth Supplements, conta que não existe um elixir encantado, mas ressalta que tem sim como fazer uma limpeza no nosso corpo.

"Tudo que precisamos para ativar o sistema desintoxicante, responsável por 'limpar' nosso organismo, está nos alimentos. Basta saber o que comer", explica.

Aprenda como desintoxicar o corpo após as festas de fim de ano (Foto: Reprodução)

De acordo com o especialista, esse sistema é essencial para manter a saúde do organismo, pois ele é o responsável por eliminar substâncias identificadas como potencialmente tóxicas.

"Para o sistema desintoxicante funcionar bem, é preciso ter uma alimentação variada e rica em nutrientes diariamente", aconselha Cirico.

Quem já tem uma dieta saudável e oferece naturalmente os nutrientes que o organismo precisa para realizar o "detox" não enfrenta grandes dificuldades para se livrar do excesso das festas de fim de ano.

"Nesse caso, quando chega o final do ano e eu 'enfio o pé na jaca', basta que eu retome a alimentação saudável na sequência para que o meu organismo continue limpo, livre das toxinas que nos fazem mal", afirma. A história é diferente quando a pessoa não tem uma dieta saudável e consome muita comida industrializada.

"O consumo de uma dieta com baixo valor nutricional ocasiona um certo nível de intoxicação diariamente, não estou dando o combustível para o meu sistema desintoxicante funcionar bem. Nesse caso, o excesso acumulado não vai sair se eu ficar tomando suco verde por uma semana depois do período de festas. O que vale é o que se coloca no prato diariamente", avisa o nutricionista.

Além disso, para manter o nosso "autodetox" sempre em funcionamento, é interessante priorizar o consumo de alimentos de alto valor nutricional, ou seja, ricos em vitaminas e minerais. Os fitoquímicos, por exemplo, as frutas, as sementes, os cereais e a soja também desempenham um papel significativo em relação à desintoxicação do corpo.

Para se livrar das toxinas, é importante incluir na dieta alimentos com grande carga de antioxidantes, por exemplo, polifenóis e as vitaminas C e E.

"Nosso sistema desintoxicante precisa de resveratrol (suco de uva, vinho tinto e alimentos de cor roxa); quercetina (cebola, alho, brócolis); vitaminas B6 (milho, leite, morango); B9 (sementes, gérmen de trigo, leguminosas); além de magnésio (espinafre, couve, aveia, abacate, coco, feijão e castanha do Pará) e zinco (carnes vermelhas, pescados, frutos do mar, frango, aveia, arroz integral, gergelim, nozes e castanhas). Se você consumir todos esses alimentos combinados, de forma incorporada à sua rotina, não vai ser um 'pé na jaca' nas festas de Natal e Ano Novo que vai te tirar do rumo da saúde", diz.

Suco verde

Quando a pessoa já tem uma alimentação equilibrada e sabe que vai acabar comendo bastante durante as festas de fim de ano, vale optar por sucos feitos com couve, gengibre, laranja e outros ingredientes funcionais.

"E nem precisa ser apenas depois da farra gastronômica. Em qualquer período vai fazer bem. Agora, se você passou o ano inteiro se alimentando mal, esquece o suco detox. O único jeito é mudar já o que você coloca no prato todos os dias", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES