SEÇÕES

As desculpas vão acabar! Veja como manter constância na academia e não desistir dos treinos

Com ajustes simples, organização e estratégias é possível transformar o treino em um hábito diário e mais prazeroso.

Criar uma rotina de exercícios não precisa esperar o próximo ano | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Para aqueles que sempre prometem começar a treinar no início do ano, talvez seja a hora de sair da zona de conforto e realmente começar treinar. 

As recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças apontam para um mínimo de 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos de intensidade moderada. Especialistas apontam que essa quantidade já ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e contribui para uma vida mais longa e ativa.

Confira dicas essenciais para se manter constante na academia e não desistir no meio do caminho.

COMECE O DIA TREINANDO 

Para aqueles que costumam adiar o treino, iniciar o dia com atividade física é uma boa estratégia para não cair na preguiça. Além de praticar exercícios pela manhã evitar que o cansaço do fim do dia sirva de desculpa a ação ainda traz benefícios como mais energia, clareza mental, concentração e produtividade. 

Para facilitar, deixe a roupa de treino separada na noite anterior.

TREINAR EM DUPLA

Uma outra dica é ter um parceiro de treino. Isso porque nos dias de baixa motivação, a companhia de alguém com objetivos parecidos funciona como incentivo e torna o processo mais leve. 

Treinar acompanhado proporciona socialização, diversão e até uma competição saudável que favorece a saúde mental.

REGISTRAR O PROCESSO

Registrar o progresso é outro fator importante. Fotos, anotações sobre medidas corporais e evoluções de desempenho ajudam a visualizar pequenas mudanças que passam despercebidas no espelho. Mesmo que 

A evolução pode não aparecer de imediato, mas acompanhar pequenas mudanças fazem toda a diferença e reduzem as chances de desistência.

EQUILÍBRIO E TEMPO

A gestão do tempo também exige atenção. Não é necessário treinar durante horas seguidas nem fazer atividades longas logo no início, mas sim buscar um equilíbrio.

 Dividir o treino em sessões curtas pode ser mais eficiente e menos desgastante. Já que em muitos casos, um exercício intenso por pouco tempo vale mais do que longas sessões de baixa intensidade.

MANTENHA A MOTIVAÇÃO 

Por fim, investir em algo que fortaleça o compromisso pode ser decisivo. Assinar a mensalidade de um ginásio, contratar um personal trainer ou participar de aulas coletivas cria um senso de responsabilidade e reduz as chances de faltar. 

Para quem não quer ou não pode gastar muito, as aulas em grupo costumam ser mais acessíveis e ainda proporcionam um ambiente motivador, onde todos compartilham desafios e conquistas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também