SEÇÕES

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

Há situações em que os sintomas são mais claros, mas também existem casos em que o quadro é confundido com outras doenças

Ataque cardíaco | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

O infarto do miocárdio, conhecido também como ataque cardíaco, ocorre quando células de uma parte do músculo cardíaco morrem devido à obstrução repentina e significativa do fluxo de sangue, geralmente causada por um coágulo. Em alguns casos, reconhecer o infarto pode ser difícil. Há situações em que os sintomas são mais claros, mas também existem casos em que o quadro é confundido com outras doenças.

O 'website' The Healthy conversou com alguns cardiologistas, como Stacey E. Rosen, Jim Liu e Annapoorna Kini, para identificar alguns dos sintomas que não devem ser ignorados quando se trata de ataque cardíaco.

Alguns deles são: sensação de que você está sendo abraçado com força; fadiga; dores nas costas, braços e peito; dor durante o exercício; falta de ar sem explicação; insônias e falta de ar ao acordar; azia; dores de estômago; desconforto na garganta e pescoço; suar em motivo; vertigens e desmaios. 

Dados do BRASIL

O número de infartos registrados mensalmente no Brasil mais que dobrou ao longo dos últimos 15 anos, segundo um estudo inédito do Instituto Nacional de Cardiologia. Entre os homens, a média mensal de internações por infarto passou de 5.282 para 13.645, o que representa um aumento de 158%. As mulheres apresentaram uma elevação proporcional semelhante.

O levantamento analisou os dados de internações pelo SUS entre 2008 e 2022, abrangendo de 70% a 75% dos pacientes atendidos no país. Os pesquisadores também confirmaram uma tendência já esperada, mas ainda não quantificada: o aumento dos casos de infarto durante o inverno. Em 2022, houve 27% mais infartos no inverno em comparação ao verão, tanto entre homens quanto entre mulheres.

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte no Brasil para ambos os sexos. A prevenção inclui medidas simples, como manter uma alimentação equilibrada e adotar uma rotina de atividade física.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também