Atitudes para manter a qualidade de vida e evitar doenças cardiovasculares - 1 - ALIMENTAÇÃO

Simples atitudes do cotidiano podem fortalecer a saúde e melhorar a qualidade de vida - 1 - ALIMENTAÇÃO

Slide 2 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1 - ALIMENTAÇÃO

Os alimentos, quando bem selecionados, podem ser verdadeiras fontes naturais de saúde. De acordo com a Dra. Lamaita, em uma dieta balanceada é possível encontrar vitamina C, flavonoides, polifenóis e antocianinas. Ótimos aliados contra as doenças cardiovasculares. "Esses componentes têm importante atuação antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol. Quando comemos a fruta, é melhor ainda, pois as fibras do bagaço atuam para evitar o depósito de gordura nas artérias. Além disso, a hesperidina favorece o revestimento interno dos vasos e ajuda na circulação", diz a médica.

Outros alimentos, como beterraba, gengibre, alecrim e até mesmo chocolate amargo também podem auxiliar a preservação a saúde vascular. "O chocolate com, no mínimo, 70% de cacau tem efeitos anti-inflamatórios, propriedades antioxidantes, atividades antiplaquetárias, com melhora da função vascular. Ele atua contra os danos no DNA celular, tem ação vasodilatadora e previne a formação de placa de gordura dentro das artérias", explica.

Já a Dra. Marcella Garcez alerta para os vilões da dieta. De acordo com a especialista é preciso tomar cuidado com o sal presente em alimentos industrializados. "Quando se fala em sódio, as pessoas automaticamente pensam em salgados e, em boa parte da população, o consumo excessivo está nos doces e produtos industrializados", afirma. "O sal favorece a retenção de líquidos, provoca inchaço e aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos", completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES