SEÇÕES

Aumentam amputações causadas pelo diabetes; saiba como prevenir - O que é o pé diabético?

Para quem tem diabetes, não é só a glicemia que precisa de atenção. Os pés também exigem cuidados. - O que é o pé diabético?

Slide 2 de 4

O que é o pé diabético?

Siga-nos no

É uma consequência de duas doenças que o diabetes pode causar: 

Doença arterial periférica (DAP): é a obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam as extremidades do corpo, como as pernas e os demais membros inferiores. “O diabetes descontrolado favorece que ela aconteça. O sangue não chega de maneira significativa a essas partes do corpo, ou os vasos entopem por completo e não chega nada de sangue”, explica o endocrinologista.

Neuropatia diabética: é o acometimento dos nervos que vão para os membros inferiores. A alteração provoca desde perda de sensibilidade (a pessoa se machuca sem perceber) até dores, desconfortos, formigamentos e outras sensações incômodas. A neuropatia também interfere na lubrificação da pele, tornando-a mais seca e sujeita a ferimentos.

“Em uma pessoa que já não sente direito o pé, a formação de feridas é mais comum. Soma-se ainda a falta de lubrificação adequada e o comprometimento da circulação sanguínea responsável pela cicatrização, e a pessoa fica mais sujeita a infecções que podem causar gangrena e até amputação”, ilustra o dr. André.

Tais complicações fazem com que, ainda, os músculos dos pés atrofiem, provocando uma mudança de formato. Os dedos encolhem, e a pisada muda. Assim, todo o peso do corpo fica apoiado em uma região que não está preparada para isso.

 

Carregue mais