SEÇÕES

Bananas verdes ou maduras? Especialistas explicam os benefícios de cada estágio

Bananas verdes, amarelas ou com manchas tem sabores e nutrientes diferentes; cada estágio traz benefícios específicos para saúde e preparo

Bananas | Foto: Reprodução/ Internet
Siga-nos no

Muita gente tem dúvida sobre qual é o melhor ponto para consumir a banana: verde, amarela ou com manchas escuras. A aparência costuma gerar incertezas, mas nutricionistas garantem que cada estágio tem características e vantagens diferentes.

Três especialistas explicaram ao site Better Homes & Gardens como a fruta muda ao longo do amadurecimento e qual a melhor escolha para cada objetivo alimentar.

O que muda conforme a banana amadurece

A nutricionista Stephanie Crabtree define a banana madura como aquela “de cor amarela vibrante, macia ao toque e com um aroma naturalmente adocicado”. Segundo ela, a coloração está diretamente ligada às mudanças no sabor, na textura e no perfil nutricional da fruta. Durante esse processo, o amido resistente vai sendo convertido em açúcares simples, como glicose, frutose e sacarose.

As bananas verdes têm maior concentração de amido resistente e menos açúcar, explica a nutricionista Allidina. Esse tipo de amido funciona como fibra, sendo digerido lentamente, o que auxilia na regulação intestinal e no controle dos níveis de glicose no sangue. Por isso, são uma boa escolha para quem busca saciedade e equilíbrio glicêmico. Além disso, costumam ter maior durabilidade.

Bananas (Foto: Reprodução)

Já as bananas com manchas marrons, embora mais doces e com índice glicêmico mais elevado, continuam sendo nutritivas. Nessa fase, concentram mais antioxidantes e ganham uma textura mais macia, com sabor intenso. Por isso, são ideais para receitas de bolos, panquecas, vitaminas e smoothies. “Cada estágio da banana traz benefícios diferentes, dependendo das necessidades de saúde de cada pessoa”, ressalta Crabtree

Como escolher, conservar e descartar

A melhor escolha depende do objetivo de consumo. Bananas verdes duram mais e ajudam no controle da glicose; as amarelas estão no ponto ideal para o consumo imediato; e as com manchas são perfeitas para sobremesas e preparações mais doces.

Mesmo assim, até as mais maduras têm limite. Devem ser descartadas se apresentarem cheiro azedo, casca soltando líquido, manchas pretas grandes, mofo visível ou textura viscosa. Para conservar melhor, os especialistas recomendam manter as frutas em temperatura ambiente e longe da luz solar direta. Quem deseja aproveitá-las depois pode congelá-las já descascadas para usar em receitas ou bebidas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também