Barbear ou não? Como as barbas podem trazer a Covid-19 até você - O que a ciência diz sobre barbas e Covid-19?

Deixar de se barbear pode atrapalhar na própria proteção e na dos outros contra o coronavírus, advertem especialistas - O que a ciência diz sobre barbas e Covid-19?

Slide 2 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que a ciência diz sobre barbas e Covid-19?

Parece haver muito pouca, ou nenhuma, referência científica sobre o fato de as barbas guardarem ou liberarem mais ou menos vírus que com a cara limpa.

No entanto, a evidência é clara quando diz que “não ser protegido adequadamente com máscaras e distanciamento social aumenta o risco de adquirir o coronavírus. Se sua máscara não estiver se ajustando corretamente, você está sob maior risco”, segundo Gohara.

Alguns estilos de barbas não são recomendados, porque provavelmente interferem na vedação do respirador (que pressiona o rosto) ou porque os pelos podem atrapalhar a válvula de expiração (que torna a respiração mais fácil).

“Se uma máscara pode cobrir completamente a barba, então não há problema. O problema é ter pequena brecha e isso cria um vazamento para que o ar entre no nariz ao inspirar e o vírus sair para o ambiente ao expirar”, detalhou Qingyan Chen, professor de engenharia mecânica da Universidade Purdue em Indiana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES