SEÇÕES

Chás emagrecedores: saiba como eles atuam no organismo e qual melhor opção

Com o frio, o consumo de chás aumenta mas especialistas alertam: eles não emagrecem sozinhos e podem trazer riscos se usados sem orientação

Chás emagrecedores: saiba como eles atuam no organismo e qual melhor opção | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Com a queda nas temperaturas, os chás voltam ao protagonismo nas rotinas alimentares. Nas redes sociais, não é raro encontrar promessas de emagrecimento rápido com bebidas naturais, mas especialistas reforçam: embora alguns chás possam ajudar em processos do organismo, não existe chá emagrecedor.

Segundo nutricionistas e nutrólogos, essas infusões podem atuar como coadjuvantes na perda de peso, auxiliando na digestão, retenção de líquidos e até promovendo leve efeito termogênico. No entanto, os profissionais destacam que os chás, por si só, não têm capacidade de queimar gordura nem acelerar o metabolismo de forma significativa.

Para a diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), nutróloga Eline Soriano, o principal papel dos chás é favorecer processos como melhora do metabolismo, redução de inchaço e controle do apetite. Mas, sozinhos, não provocam perda de peso.

Hibisco (Foto: Reprodução)

Quais chás têm ação complementar no emagrecimento?

  1. Chá verde (Camellia sinensis): Rico em catequinas e cafeína, tem ação antioxidante e pode funcionar como termogênico leve. Pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e estimular o metabolismo.
  2. Chá de hibisco(Hibiscus sabdariffa): Contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) e possui efeito diurético. Também pode inibir a ação da amilase, enzima que transforma o amido em açúcar, o que ajuda a reduzir a absorção de carboidratos.
  3. Chá de erva-doce (Foeniculum vulgare): Popular por suas propriedades digestivas, alivia desconfortos abdominais e reduz gases. Atua como diurético leve.
  4. Chá mate(Ilex paraguariensis): Possui cafeína e antioxidantes. Estimula a digestão, reduz o apetite e pode ter efeito termogênico.
  5. Chá de gengibre: O gengibre é conhecido por aliviar enjoos e desconfortos intestinais. Tem leve efeito termogênico, mas sua ação isolada não promove emagrecimento.

Cuidados essenciais no consumo de chás

  • Origem da planta: o uso de plantas sem identificação correta pode causar intoxicações. É preciso ter atenção à procedência dos ingredientes.
  • Dosagem e preparo: excesso ou uso prolongado pode sobrecarregar fígado e rins. A recomendação média é de até 200 ml, duas vezes ao dia.
  • Interações medicamentosas: alguns chás interagem com medicamentos. O chá verde, por exemplo, pode interferir na ação de anticoagulantes.
  • Grupos vulneráveis: gestantes, lactantes, crianças e pessoas com doenças crônicas devem consumir chás apenas com orientação médica ou nutricional.

Alerta sobre suplementos

Produtos industrializados com extratos de chá, como cápsulas “emagrecedoras”, também representam riscos. Em 2022, uma mulher morreu em São Paulo após ingerir suplementos com chá em cápsulas. A orientação de especialistas é evitar qualquer produto que prometa emagrecimento rápido. 

“Chás podem complementar uma alimentação equilibrada e uma rotina com exercícios, sono adequado e manejo do estresse. Mas não são milagrosos. O uso inadequado pode até ser prejudicial”, alerta Soriano.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também