Preta Gil está internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde dezembro do ano passado, após passar por uma longa cirurgia para remoção de tumores no intestino. A cantora, que estava afastada das redes sociais, fez uma aparição em vídeo no domingo (26) para atualizar seu estado de saúde. Ela explicou que, após o procedimento, precisou colocar uma bolsa de colostomia definitiva.
O que é a bolsa de colostomia?
A colostomia definitiva é necessária quando um paciente tem uma doença no reto ou no ânus que exige a remoção cirúrgica dessas áreas. Nesse caso, a eliminação das fezes passa a ser feita através de uma bolsa, que será utilizada pelo paciente por toda a sua vida.
"O intestino é colocado para fora da pele e as fezes caem numa bolsa e essa é a bolsa de colostomia, uma bolsa que armazena fezes", explica Carlos André Antunes, proctologista da Sociedade Brasileira de Proctologia, em entrevista ao Terra.
Higienização
De acordo com o profissional, a bolsa precisa ser adequadamente higienizada. "Existem algumas técnicas de esvaziamento do intestino e algumas bolsas de colostomia específicas que permitem um controle relativo do paciente sobre a eliminação de fezes. E existe o trabalho das enfermeiras, estomaterapeutas, que é muito importante, que ajudam muito, auxiliam muito o paciente colostomizado a entender o seu problema, cuidar bem da sua colostomia e ter uma vida mais próxima do normal possível".
Antunes explica que a vida de uma pessoa colostomizado não é simples e não é igual a vida de uma pessoa que não tem uma colostomia. "Sempre tem alguma limitação. A colostomia muda a imagem do corpo, como a pessoa se enxerga, e tudo isso precisa ser trabalhado no nível psicológico".
O médico também enfatiza a importância de realizar exames que detectam doenças em estágios iniciais, o que pode prevenir a necessidade de uma cirurgia que remova completamente o reto ou o ânus de um paciente. "Por isso é tão importante a prevenção das doenças intestinais, principalmente através do exame chamado colonoscopia, que identifica precocemente alterações que podem levar ao câncer de intestino", conclui.