SEÇÕES

Como ter animais de estimação pode ajudar a controlar a ansiedade

A chamada terapia assistida é utilizada em hospitais, clínicas e escolas. Especialistas afirmam que acariciar um animal libera hormônios do bem-estar tanto no pet quanto no tutor

Como ter animais de estimação pode ajudar a controlar a ansiedade | Foto: Reprodução/ Internet
Siga-nos no

A ansiedade foi escolhida como a palavra do ano no Brasil em 2024, segundo pesquisa da consultoria Cause. O dado reflete uma realidade preocupante: cerca de 56 milhões de brasileiros convivem com o problema, e o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou mais de 670 mil atendimentos relacionados ao transtorno apenas entre janeiro e outubro do mesmo ano.

Entre as diversas formas de tratamento que vem ganhando cada vez mais espaço está a TAA (Terapia Assistida por Animais), uma prática que já existe no Brasil desde a década de 1950 e utiliza animais como ferramenta de auxílio no cuidado de transtornos emocionais, mentais e motores. A terapia pode ser aplicada em crianças, jovens, adultos e idosos, tanto em hospitais quanto em clínicas e até escolas.

No caso dos cães, especialistas destacam a habilidade natural desses animais em interpretar o tom de voz e a linguagem corporal dos humanos. Constantemente, eles observam seus donos em busca de sinais, seja para entender o humor deles, seja para antecipar a hora do passeio ou o momento do petisco.

Gatos (Foto: Reprodução/ Internet)

Além de promover companhia, a presença de animais domésticos também está associada a benefícios diretos para a saúde mental e física. Diversos estudos comprovam esses efeitos:

Donos de pets apresentam menor risco de depressão

  • Pessoas com animais de estimação registram pressão arterial mais estável em situações de estresse;
  • A interação com cães e gatos pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, hormônios que promovem relaxamento e bem-estar;
  • Tutores tendem a ter níveis mais baixos de colesterol e triglicérides;
  • Idosos com pets realizam até 30% menos visitas médicas em comparação com aqueles que vivem sozinhos.

Um dos principais fatores que explicam esses benefícios está no toque. Acariciar ou abraçar um animal de estimação ajuda a reduzir o estresse e aliviar a ansiedade. Em alguns estudos, até presidiários apresentaram mudanças significativas de comportamento após participarem de programas de interação com animais.

Animais de estimação (Foto: Reprodução/ Internet)

cinco formas pelas quais a convivência com pets pode ajudar na saúde mental:

  1. Atividade física sem esforço
  2. Companhia contra a solidão
  3. Estímulo à socialização
  4. Redução da ansiedade
  5. Benefício do toque

Apesar da convivência com pets oferecer inúmeros benefícios, especialistas ressaltam que a TAA exige animais preparados para atuar nesse tipo de terapia. Profissionais da área defendem que os bichos devem ser treinados desde filhotes para lidar com diferentes ambientes e públicos.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também