SEÇÕES

Dengue: a situação atual e tudo o que você precisa saber sobre a doença - Por que 2022 teve um aumento de casos?

Conheça a seguir o cenário atual e o que está por trás dele, além de se atualizar sobre sintomas, tratamentos, métodos preventivos e outras informações importantes a respeito da dengue - Por que 2022 teve um aumento de casos?

Slide 4 de 13

Por que 2022 teve um aumento de casos?

Siga-nos no

É também normal essa intervalo de alguns anos entre grandes surtos. Uma das explicações é a variação de subtipos. Quando há um salto em um ano de uma espécie do vírus, a população fica imune até que seja atingida pelo pico de outra cepa.

“A qualidade da vigilância epidemiológica no Brasil muda bastante em cada região, mas o que se sabe é que há a predominância do tipo 1, padrão seguido há alguns anos. Em 2018, surgiram mais casos do tipo 2, mas ele não substitui o primeiro vírus”, explica Luna.

Uma possível subnotificação de casos nos últimos dois anos por causa da pandemia da Covid é outra explicação para esse salto entre 2019 e 2022. Muitos não procuraram atendimento médico em meio ao caos das unidades de saúde, e só agora esses números teriam sido computados.

O período de chuvas, bastante intenso no início de 2022, também facilita a circulação do vírus. Afinal, a combinação de calor com acúmulo de água promove a proliferação do inseto.

Carregue mais