Jantar muito tarde e uso excessivo de calmantes/ansiolíticos para dormir. O profissional justifica que ambos os hábitos desencadeiam um efeito muito perigoso aos dentes e gengivas. Isso porque a digestão de alimentos complexos, como proteínas e bebidas alcoólicas, por exemplo, causa um aumento excessivo de suco gástrico, que durante o sono pode causar pequenos refluxos, agredindo os dentes e a gengiva. Já a utilização de calmantes em excesso ou em altas doses diminui muito a salivação, ressecando o interior da boca, e causando bruxismo noturno (ranger os dentes).
"Cremes dentais e bochechos que protegem os dentes contra a agressão ácida e a saliva artificial podem ser recursos importantes para combater esse ressecamento. Eles ajudam nos casos em que algum desequilíbrio no organismo ou no estômago, causado pelo estresse, por exemplo, leva a acidez do suco gástrico até a cavidade oral, protegendo contra essa agressão ácida", aponta o especialista.
O profissional da saúde reforça a importância de se manter atento aos hábitos citados.
"Todos esses cuidados garantem uma boca bonita e saudável, com um sorriso que vai durar e brilhar por muito tempo", finaliza o Dr. Andreas Koren.