Descubra como o álcool prejudica o seu cérebro - Mentiras honestas e álcool

Poucas pessoas sabem sobre as consequências crônicas do álcool, que respondem ao efeito neurotóxico da bebida no cérebro - Mentiras honestas e álcool

Slide 2 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mentiras honestas e álcool

Os danos difíceis de recuperar aparecem em pacientes com síndrome de Korsakoff.

Este distúrbio residual e amplamente irreversível ocorre em um a cada dois casos de encefalopatia de Wernicke, uma patologia causada por uma deficiência grave de vitamina B1, que é mais frequente entre pessoas desnutridas que abusam do álcool.

Estima-se uma prevalência entre 25 a 50 casos por 100 mil habitantes. Mas estudos em cadáveres indicam que essa condição é subdiagnosticada.

Nesta síndrome, o dano afeta uma região do cérebro chamada diencéfalo, particularmente os corpos mamilares e os núcleos talâmicos. A deterioração se manifesta sobretudo na memória: os pacientes sofrem de uma síndrome amnésica que se acompanha, principalmente nas fases iniciais, de fabulações.

Ou seja, a pessoa afetada tem memórias falsas e está convencida de que elas são reais. Chamadas de "mentiras honestas", essas lembranças fantasiosas surgem a partir de um déficit no acesso à memória.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES