Descubra os segredos e benefícios do mel cru

O mel cru se distingue dos méis convencionais por não passar pelo processo de pasteurização e não conter adição de água ou açúcar

Avalie a matéria:
Mel | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mel cru, também chamado de mel não filtrado, se distingue dos méis convencionais por não passar pelo processo de pasteurização e não conter adição de água ou açúcar. Sua única filtragem é para remover pólen, pedaços de favo e cera. De acordo com a nutricionista Laise Capelasso, em entrevista ao Boa Forma, é por essa razão que o mel cru preserva quase todas as suas qualidades nutricionais originais, sem perda de nutrientes durante o processamento.

Benefícios do mel cru. Além de ser naturalmente energético devido à frutose e glicose, o mel contém uma variedade de compostos aromáticos, vitaminas do complexo B, vitaminas C e K, e minerais como sódio, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro e zinco. Também inclui enzimas e fitoquímicos antioxidantes, como compostos fenólicos ácidos, flavonoides, cumarina, aldeído fenólico e diterpeno.

"Os nutrientes e compostos antioxidantes presentes no mel cru são amplamente estudados devido aos seus potenciais de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardíacas e doenças respiratórias e atividades antibacterianas", afirma a profissional. "Atualmente, e por influência do uso tradicional do mel, o mel cru é utilizado para tratamento de sintomas de resfriados", completa.

Uso do mel. Laise destaca que, historicamente, os méis não processados são reconhecidos por suas propriedades medicinais. "Os povos originários usam este alimento como componente tópico para tratamento de feridas, por exemplo. É possível que as enzimas e os outros fitonutrientes presentes no mel cru podem ser os responsáveis pela bioatividade do mel."

Cuidados com a pele. O mel não processado também é apreciado nos cuidados com a pele e tratamentos de beleza devido às suas propriedades hidratantes e antibacterianas. É frequentemente utilizado em máscaras faciais naturais, tratamentos para acne e para hidratação capilar, o que ressalta sua versatilidade e eficácia em procedimentos cosméticos.

"Rico em nutrientes, o mel cru pode ser um complemento alimentar natural com múltiplos benefícios para a saúde. Sua inclusão na dieta, de forma equilibrada, pode contribuir para o aumento da qualidade de vida e prevenção de doenças", indica a profissional.

Opte por produtos confiáveis. No entanto, é crucial enfatizar a importância de selecionar produtos provenientes de fontes confiáveis para assegurar que estejam livres de contaminação por pesticidas. "A moderação no consumo também é crucial, dada a alta concentração de açúcares naturais no mel, que pode afetar indivíduos com sensibilidade à glicose ou condições metabólicas específicas", finaliza a nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES