Descubra quais os queijos menos e mais calóricos para sua dieta; veja lista

O alimento tem ótimos benefícios nutricionais e pode, sim, fazer parte da alimentação diária, no entanto existem algumas opções mais adequadas

Avalie a matéria:
Alguns tipos de queijo são mais calóricos e devem ser consumidos com cautela | Reprodução/Internet

Muita gente não abre mão do queijo, seja no café da manhã, no lanche, como petisco ou na preparação de algumas receitas. O alimento tem ótimos benefícios nutricionais e pode, sim, fazer parte da alimentação diária, no entanto existem algumas opções mais calóricas do que outras e é preciso saber quais os tipos mais adequados a cada dieta.

O que define a quantidade de calorias? O que ajuda a definir o valor nutricional e calórico do alimento é a quantidade de gordura adicionada e o tipo de leite utilizado na fabricação, se o desnatado, o semi desnatado ou o integral. “Três elementos constituem o ecossistema dele: agentes de maturação, constituídos por enzimas e microrganismos; a composição do queijo fresco; e as condições ambientais durante o envelhecimento. Esses fatores determinam e definem não só a qualidade sensorial, como também a diversidade do queijo produzido ao redor do mundo”, ensina a nutricionista Clédia Deberaldini, em entrevista para o Eu Atleta.

Mas afinal, quais os queijos mais e menos calóricos? As opções de queijos no mercado são tantas, que a tarefa de escolher qual devemos levar para casa pode ser difícil. Cada uma delas possui suas características nutricionais específicas e benefícios para a saúde. Diante disso, o melhor caminho é conhecer bem os diferentes tipos de produtos para escolher o melhor para cada pessoa e cada tipo de dieta.

“Os queijos mais brancos, menos processados, normalmente são menos calóricos. Isso não quer dizer que os amarelos, mais curados, com maior teor de gordura não possam ser consumidos. Eles podem, porém de maneira equilibrada e com moderação”, destaca a nutricionista Clédia Deberaldini.

A cor ajuda na escolha: os especialistas alertam que quanto mais amarelos forem os queijos, mais ricos em gordura e, consequentemente, possuem mais calorias. No entanto, é importante ressaltar que não se deve olhar apenas para as calorias na hora da escolha do queijo, mas também para a composição dele, como o tipo de gordura e a quantidade de proteínas.

“Quanto maior o teor de gorduras saturadas e trans, maior a contribuição para aumento dos níveis do LDL colesterol ("mau colesterol"), doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, gordura no fígado e outras enfermidades. Quanto maior os níveis de gorduras mono e poliinsaturadas, menores os riscos. Outro ponto importante é que o colesterol tem um impacto menor nos níveis do LDL colesterol ("ruim") do que as gorduras saturadas e trans”, explica a nutricionista Evie Mandelbaum.

Por que devo consumir queijo? O queijo é uma opção de alimento que pode ajudar a repor uma série de nutrientes e vitaminas no organismo. “O queijo é um alimento rico em proteína, gorduras, vitaminas, minerais e ácidos graxos e deve fazer parte do nosso dia a dia com equilíbrio. As vitaminas que ganham mais destaque são as A, B, B12, D e K2, além dos minerais cálcio, magnésio e fósforo. Eles também são fontes de probióticos, que ajudam na microbiota intestinal, combatendo a constipação intestinal, o excesso de gases e a diarreia, e ainda auxiliam na imunidade”, afirma a nutricionista clínica Maria Gabriela Previato Esteves Venegas.

Top-10 de queijos menos calóricos

Quark

Ricota

Cottage

Minas Frescal

Feta

De cabra macio

Burrata

Requeijão

Muçarela de búfala

Muçarela

Top-10 de queijos mais calóricos

De cabra duro

Parmesão

Cheddar

Gouda

Gorgonzola

Provolone

Cream cheese

Brie

Prato

Minas meia cura

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES