Especialistas respondem qual é o queijo mais saudável

O queijo é um alimentos amado por muitos e muita gente não abre mão de consumí-lo diariamente

Avalie a matéria:
Ricota é o queijo mais saudável, segundo especialistas | Reprodução/Internet

O queijo é um alimentos amado por muitos e muita gente não abre mão de consumí-lo diariamente. Mas será que esse é um alimentos saudável. De acordo com a dietista Lourdes Castro Mortillaro, o queijo é uma excelente fonte de cálcio e proteína, mas ela alerta que é preciso ter cuidado com a quantidade consumida.

Além de não exagerar na quantidade, existem ainda os tipos de queijo mais saudáveis. Neste caso, assim como Lourdes, a dietista Emily Martorano, afirma que o melhor é o ricota. Segundo Emily, ele é rico em proteína do soro do leite, o que faz com que ele seja facilmente absorvido pelo corpo por causa dos aminoácidos que ele possui.

De acordo com Emily, este tipo de queijo é um importante aliado de quem pratica atividade física com fins estéticos. A dietista afirma que a ricota é uma boa aposta para quem quer construir músculos, aumentar a força e, ao mesmo tempo, perder gordura e peso. Quem está de dieta e não abre mão de consumir este alimento, pode optar pela ricota.

Baixas calorias

Dentro dessa proposta de consumo de queijo com fins estéticos, uma grande vantagem da ricota é o baixo teor de gordura e portanto de calorias. Desta forma, este queijo se torna uma excelente opção para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. Conta a seu favor ainda o fato de a ricota poder ser consumida de diversas formas, tanto pura como em saladas, massas, molhos e outras preparações culinárias.

A ricota é um queijo feito a partir do soro do leite, de consistência macia e fresco. Ela é rica em  nutrientes importantes, como fósforo, potássio e vitaminas do complexo B. Além disso, a ricota é uma fonte de proteína de alta qualidade, com um perfil completo de aminoácidos essenciais. Isso significa que ela contém todos os aminoácidos que nosso corpo não é capaz de produzir, mas que precisamos obter por meio da alimentação.

Ricota fresca ou creme de ricota?

A ricota fresca, segundo a IN MAPA nº 65, de 21 de julho de 2020, é um “queijo obtido pela precipitação a quente de proteínas do soro de leite, com ou sem adição de ácido, com adição de leite em até 20% (vinte por cento) do seu volume”. Já o creme de ricota não possui uma legislação que estabeleça os requisitos de identidade e qualidade, mas pode-se dizer que é um produto resultante da mistura láctea composta da ricota fresca com adição de creme de leite e/ou leite. O fato é que a ricota, seja fresca ou tipo creme, tem baixo valor calórico e alto teor proteico.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES