Dia do Abraço: conheça os benefícios de abraçar, segundo estudos

Hoje celebramos no Brasil o Dia do Abraço, que é reconhecido como um dos gestos de afeto mais populares

Avalie a matéria:
Mulheres abraçadas | Reprodução/Internet

Hoje celebramos no Brasil o Dia do Abraço. Reconhecido como um dos gestos de afeto mais populares, o ato de abraçar proporciona uma série de efeitos positivos no corpo, mente e coração. Os benefícios científicos do abraço vão desde a promoção do bem-estar até a prevenção de doenças.

Promove a sensação de bem-estar

Pesquisas mostram que dar ou receber um abraço ajuda a ativar os liberadores do hormônio oxitocina“Quando isso acontece, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem no organismo. Também está intimamente ligada à sensação de prazer e de bem-estar físico e emocional e à sensação de segurança e de fidelidade entre o casal”, explica a endocrinologista Tatiana Cunha, em entrevista para a revista Exame. 

Reconhecido como o "hormônio do amor", ele desempenha um papel crucial em recarregar nossas energias emocionais quando estamos próximos de pessoas queridas. É por isso que nos sentimos tão bem e relaxados após abraçar, beijar ou simplesmente tocar aqueles que amamos, seja um parceiro, amigo ou membro da família.

Afasta o estresse, depressão e outras doenças psicológicas

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh (EUA), liderados pelo professor de psicologia Sheldon Cohen, decidiram testar suas teorias de que os abraços poderiam atuar como uma forma de "apoio social" e se sua frequência poderia reduzir o estresse, assim como as infecções e doenças psicológicas relacionadas a ele.

Os resultados confirmaram a teoria. “Sabemos que as pessoas que admitem ter apoio social são parcialmente protegidas dos efeitos do estresse, em estados de ansiedade e depressão“.

Previne contra doenças

No estudo realizado pelo psicólogo Sheldon Cohen também foi comprovado que o abraço ajuda a prevenir doenças infeciosas, como a gripe. Um estudo envolvendo 404 adultos saudáveis foi conduzido, no qual foram realizadas entrevistas diárias por telefone durante 14 noites consecutivas. 

Após essa fase inicial, o grupo foi intencionalmente exposto ao vírus da gripe e colocado em quarentena. Os resultados da monitoração revelaram algo surpreendente: um terço dos participantes não apresentou sintomas da gripe. Curiosamente, esse grupo foi identificado como aquele que recebeu mais abraços e apoio de pessoas de confiança.

Comunica emoções

Um toque, um beijo ou um abraço podem comunicar emoções que vão além das palavras, transmitindo afeto e bem-estar. Segundo pesquisas citadas pela BBC, gestos como um toque de mão por bibliotecários e vendedores resultam em uma impressão mais favorável e amigável de bibliotecas e lojas. As pessoas percebem esses gestos como agradáveis e, em resposta, tendem a retornar o gesto com maiores gorjetas em restaurantes ou frequentar mais o estabelecimento onde foram tratadas com gentileza.

Salva vidas

Os abraços não só proporcionam benefícios emocionais, mas também podem salvar vidas. O método mãe-canguru, desenvolvido em Bogotá, Colômbia, tem se mostrado altamente eficaz no cuidado de bebês prematuros, reduzindo significativamente a taxa de mortalidade que atualmente ultrapassa os 20 milhões por ano, segundo a OMS.

Este método simples envolve colocar o bebê contra o peito do pai ou da mãe por períodos prolongados. Essas descobertas destacam os benefícios extraordinários para a saúde física, mental e emocional que cabem dentro de um simples abraço, incentivando-nos a abraçar aqueles que amamos sempre que possível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES