Doença mão-pé-boca: saiba o que é, como proteger seu filho e aliviar os sintomas
- Contagiosa
Altamente contagiosa, é provocada por vírus da família Coxsackie e se manifesta por meio de pequenas bolhas ou feridas na boca, nas mãos e nos pés — o que pode interferir diretamente na alimentação e na saúde bucal dos pequenos.
- Contagiosa
Comum na infância, especialmente em crianças de até cinco anos, a doença mão-pé-boca costuma ter maior incidência durante o período escolar. Altamente contagiosa, é provocada por vírus da família Coxsackie e se manifesta por meio de pequenas bolhas ou feridas na boca, nas mãos e nos pés — o que pode interferir diretamente na alimentação e na saúde bucal dos pequenos.
Apesar de geralmente ser uma infecção benigna e autolimitada, ela exige atenção especial dos pais ou responsáveis, principalmente com a higiene oral e a hidratação das crianças, como alerta a professora de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Natália Cristina Ruy Carneiro.
“As lesões na boca podem ser bastante dolorosas, dificultando a alimentação e a escovação. Por isso, o acompanhamento profissional é fundamental para evitar complicações como desidratação, infecções secundárias e agravamento do quadro clínico”, destaca.