Dor ou ardência ao urinar? Veja 12 doenças que causam tal incômodo - Infecção urinária

Algumas enfermidades podem causar, ainda, corrimento, dificuldade ou vontade frequente de urinar e mau cheiro na urina. - Infecção urinária

Slide 1 de 10
Avalie a matéria:

Infecção urinária

 A mulher tem mais incidência por causa do tamanho mais curto da uretra (4 centímetros contra 20 centímetros do homem). As bactérias contidas na vagina têm um caminho menor a percorrer entre a vulva e a bexiga, o que facilita a colonização e proliferação de microrganismos. A contaminação também pode acontecer por meio do sistema gastrointestinal, devido à proximidade com o ânus.  

A atividade sexual ativa aumenta em até 60 vezes o risco de infecção urinária feminina —e não tem relação com o uso ou não de preservativo. As lesões na região íntima geradas pelo ato facilitam a contaminação. Uma dica é urinar logo em seguida, para limpar a uretra e, assim, eliminar as bactérias do canal.

 Na gestação, a recorrência ocorre porque o trato urinário fica mais dilatado, o que dificulta o vazamento da urina. O acúmulo se torna, assim, um meio de cultura de bactérias. Se não tratar adequadamente, o processo inflamatório pode contrair o útero e predispor a trabalho de parto prematuro.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 10
Tópicos
SEÇÕES