É permitido comer pão na dieta? Nutricionista revela a verdade

No Dia Mundial do Pão, nutricionista fala como incluir esse alimento na dieta

Avalie a matéria:
O pão não é vilão da dieta e pode ser inserido sem problemas | Reprodução/Internet

No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Pão, data usada para homenagear esse alimento presente na mesa de tantas famílias pelo mundo. No entanto, apesar da sua popularidade, o consumo de pão ainda gera dúvidas e muitas vezes é rechaçada principalmente por quem pretende emagrecer. Mas afinal, tá permitido comer pão na dieta?

A nutricionista Flávia Gregorini esclarece essa dúvida. “Claro que pode. Quando pensamos em alimentação saudável e equilibrada tem que ser sustentável. Logo podemos comer de tudo. A quantidade é individualizada, depende de muitos fatores, mas super dá para comer um pão por dia pensando em um contexto de alimentação saudável”, garantiu.

A nutricionista explica que, ao comer pão, que é um alimentos de digestão rápida, é preciso fazer as combinações corretas para não prejudicar a dieta.  “Então, pensando em saciedade e controle glicêmico, é legal combinar com alimentos de digestão mais lenta, como os ovos. Quanto aos frios e margarinas são alimentos ultraprocessados e o consumo deve ser evitado, segundo o Guia Alimentar da População Brasileira”, orientou Flávia.

Pão integral

A nutricionista explica que o pão integral possui mais fibras do que o francês, por exemplo, no entanto ambos podem ser consumidos sem problema, segundo os objetivos e a proposta do plano alimentar de cada pessoa. “As fibras aumentam a saciedade e para quem quer emagrecer é um ponto importante. Mas não há regra porque vai depender da combinação, com o que vai comer aquele pão e do contexto alimentar do dia como um todo”, explicou a nutricionista.

Pão para quem treina

Quem treina também pode consumir pão, fazendo os ajustes necessários de acordo com o objetivo de cada um. “Antes do treino priorizamos alimentos de fácil digestão e que dão energia, então um pão com geleia, por exemplo, seria interessante. Após o treino, priorizamos alimentos mais proteicos, mas alimentos energéticos, como o pão, podem ser incluídos para melhor recuperação muscular”, indicou a profissional.

Pão antes de dormir

Algumas pessoas evitam o consumo de pão a noite, principalmente próximo da hora de dormir. Mas afinal, esse consumo é prejudicial? “Não. As pessoas têm esse medo de consumir alimentos ricos em carboidratos pela noite, mas a restrição de carboidratos à noite pode atrapalhar até a qualidade do sono. O pão é alimento energético, rico em carboidratos, que podem ser incluídos em um contexto alimentar saudável, inclusive para o emagrecimento”, concluiu a nutricionista Flávia Gregorini, em entrevista para o Sport Life.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES